WASHINGTON, EUA – O secretário-geral da OTAN, Mark Rutte, emitiu um aviso contundente nesta terça-feira (15) a países como Brasil, China e Índia, alertando que podem enfrentar sanções secundárias severas caso continuem a negociar com a Rússia. A declaração foi feita durante um encontro com senadores no Congresso dos Estados Unidos.
Rutte enfatizou que, se o presidente da China, o primeiro-ministro da Índia ou o presidente do Brasil persistirem na compra de petróleo e gás russos, eles podem ser atingidos por sanções secundárias de 100% caso o presidente russo Vladimir Putin não leve a sério as negociações de paz.
“Meu incentivo a esses três países, em particular, é que, se você mora em Pequim, ou em Delhi, ou é o presidente do Brasil, talvez queira analisar isso, porque pode ser muito prejudicial”, afirmou Rutte. Ele pediu que esses líderes liguem para Putin e o instem a negociar a paz de forma séria, a fim de evitar impactos negativos para seus próprios países.
Contexto e Ações dos EUA
A declaração de Rutte ocorre um dia após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciar o envio de armas para a Ucrânia e ameaçar impor tarifas secundárias se um acordo de paz não for alcançado em 50 dias.
Rutte detalhou que, sob o acordo com Trump, os Estados Unidos fornecerão “maciçamente” armas à Ucrânia, incluindo defesa aérea, mísseis e munição, com os custos cobertos pelos europeus. Questionado sobre mísseis de longo alcance, Rutte confirmou que as armas seriam “tanto defensivas quanto ofensivas”, e que os detalhes estão sendo finalizados pelo Pentágono e pelo Comandante Supremo Aliado na Europa, em conjunto com os ucranianos.
Preocupação com Prazo para a Rússia
O senador republicano americano Thom Tillis elogiou as medidas anunciadas por Trump, mas expressou preocupação com o prazo de 50 dias para um acordo de paz. Ele teme que Putin possa usar esse período para intensificar a guerra ou fortalecer sua posição de negociação, possivelmente conquistando mais território.
“Não importa o que você faça nos próximos 50 dias, qualquer um dos seus ganhos está fora de cogitação”, adicionou Tillis, destacando a necessidade de impedir avanços russos durante esse período.
🚨🗺🇧🇷URGENTE: O Secretário-geral da OTAN, Mark Rutte, AFIRMOU que o Brasil poderá ser TARIFADO em 100% por negociar petróleo com a Rússia.
“Se você é o presidente da China, o primeiro-ministro da Índia ou o presidente do Brasil e ainda negocia com os russos e compra seu… pic.twitter.com/lFaaiGrcAJ
— Leo Kasura (@LeoKasura) July 15, 2025