Paraná registra 2º menor tempo de abertura de empresas da história, 8 horas e 5 minutos, aponta 3º Ranking Nacional

Repórter Jota Silva
Paraná: Abertura de Empresas em 8 Horas e 5 Minutos em Junho, 3º no Ranking Nacional. Foto Gilson Abreu

CURITIBA, PR – O Paraná continua se destacando pela agilidade na abertura de novas empresas. Em junho, o tempo médio para formalizar um negócio no estado foi de 8 horas, 5 minutos e 53 segundos, um feito que posiciona o Paraná como o terceiro mais rápido do Brasil, de acordo com o relatório da Junta Comercial do Paraná (Jucepar), divulgado nesta quinta-feira (10). A média nacional ficou em 1 dia e 3 horas, ressaltando a eficiência paranaense.

Este resultado representa a segunda melhor marca histórica do estado, ficando muito próximo do recorde alcançado em abril de 2024, quando o tempo médio foi de 8 horas e 4 minutos.

Agilidade e Volume de Processos

Apesar de ocupar a terceira posição no ranking nacional de agilidade — atrás apenas do Piauí (5h37min59s) e Sergipe (6h05min53s) —, o Paraná se destaca pelo volume significativamente maior de processos. O estado registrou 6.576 novas empresas em junho, o terceiro maior volume do Brasil, superado apenas por São Paulo (26.147) e Minas Gerais (8.055). Para contextualizar, o número de aberturas no Paraná é mais de oito vezes maior que o do Piauí e 13 vezes maior que o de Sergipe.

Melhorias nas Etapas de Viabilidade

O relatório da Jucepar também aponta avanços importantes nas etapas de consulta de viabilidade:

  • Consulta de Viabilidade Total: O Paraná subiu para a 6ª posição nacional, com um tempo médio de 6 horas, 41 minutos e 8 segundos.
  • Consulta de Viabilidade de Nome: O tempo médio impressionou, registrando apenas 1 minuto e 12 segundos.
  • Conferência de Viabilidade de Endereço: O estado avançou duas posições no ranking, alcançando a 7ª colocação, com 6 horas, 40 minutos e 9 segundos, uma redução de quase 50 minutos em relação ao mês anterior.

Paraná: Referência e Futuro da Formalização de Empresas

Marcos Rigoni, presidente da Jucepar, reforça que os dados de junho confirmam a posição do Paraná como referência nacional na abertura de empresas. “Mantivemos a terceira melhor média do Brasil, mesmo com um dos maiores volumes de processos. E não é só quantidade. Conseguimos reduzir de forma expressiva o tempo total de abertura, com avanços importantes na etapa de viabilidade locacional, que é sempre um desafio, pois envolve diretamente a atuação dos municípios”, explica Rigoni.

O presidente da Jucepar adianta que o Governo do Estado prepara novos projetos para otimizar ainda mais o processo. “Em breve, o Governo do Estado deve apresentar novos projetos voltados à automação e ao georreferenciamento das áreas urbanas, o que vai qualificar ainda mais essa etapa e tornar a resposta dos municípios mais rápida, precisa e segura”, afirma. Rigoni conclui que esses investimentos fazem parte da estratégia de transformar o Paraná no melhor estado para empreender no país, com simplicidade, tecnologia e parceria entre todos os entes envolvidos.

Siga Nosso Canal no WhatsApp!

  • Para não perder nenhuma novidade, siga nosso canal no WhatsApp e receba as atualizações diretamente no seu celular. CLIQUE AQUI!

Compartilhe este artigo