Petróleo: parlamento iraniano aprova fechamento do estreito de Ormuz

Parlamento Iraniano Aprova Fechamento do Estreito de Ormuz Próximo de Dubai Após Ataque dos EUA

Saiba Já News Portal de Notícias
Estreito de Ormuz

O Parlamento do Irã aprovou neste domingo (22.jun.2025) o fechamento do Estreito de Ormuz, principal rota de exportação de petróleo dos países do Golfo Pérsico, que inclui Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Omã, Iraque, Kuwait, além do próprio Irã. A medida, que ainda depende da aprovação do Conselho de Segurança do Irã e do líder supremo, aiatolá Ali Khamenei, é uma retaliação ao ataque dos Estados Unidos às instalações nucleares iranianas.


Impacto no Mercado de Petróleo

O Estreito de Ormuz é responsável por 20% da demanda global de petróleo. O possível bloqueio tende a impactar o mercado, que já registra alta na cotação do barril desde o início do conflito entre Irã e Israel, em 12 de junho. Embora o barril tipo Brent tenha registrado queda na última sexta-feira (20.jun), a decisão de fechar o estreito pode gerar novas altas na cotação na segunda-feira (23.jun).


Escalada do Conflito

No sábado (21.jun), bombardeiros B-2 dos EUA atacaram as estruturas nucleares do Irã. Após a ação, o presidente Donald Trump publicou a mensagem “Fordow já era“, referindo-se a uma base nuclear iraniana construída dentro de uma montanha. Neste domingo, o general Dan Caine, chefe do Estado-Maior Conjunto dos EUA, afirmou que as estruturas sofreram “danos severos“, evitando o termo “destruídas” usado por Trump.

Compartilhe este artigo