Nesta sexta-feira, Israel vira palco de um cenário de guerra, com sirenes de ataque aéreo soando em diversas cidades e mísseis iranianos atingindo o país. A retaliação do Irã ocorre após recentes e mortais ataques israelenses contra instalações nucleares e líderes militares iranianos, acendendo o alerta para uma possível guerra total no Oriente Médio.
O Impacto dos Ataques e a Resposta Israelense
O estrondo de explosões pôde ser ouvido em Jerusalém, e nuvens de fumaça foram avistadas em Tel Aviv após os impactos. Não há relatos imediatos de vítimas. O exército israelense confirmou o lançamento de dezenas de mísseis e ordenou que a população procurasse abrigos antiaéreos em todo o país. Interceptadores israelenses foram vistos em ação, tentando conter os projéteis iranianos.
BREAKING: Iranian missiles have made impact in Tel Aviv as Israel's air defense system fails to intercept all of the missiles.
Residents have been told to remain in bomb shelters. pic.twitter.com/TuIgcIGNrc
— Collin Rugg (@CollinRugg) June 13, 2025
Contexto da Escalada: Ataques de Israel e o Programa Nuclear Iraniano
A onda de ataques iranianos é uma resposta direta aos recentes ataques de Israel contra o Irã. As ofensivas israelenses tiveram como alvos o programa nuclear iraniano e instalações militares estratégicas, resultando na morte de pelo menos três oficiais militares de alto escalão e importantes cientistas nucleares. Instalações de enriquecimento nuclear e uma refinaria foram atingidas, e o arsenal de mísseis balísticos do Irã também foi alvo.
Este incidente marca o ataque mais significativo que o Irã enfrentou desde a guerra com o Iraque na década de 1980, intensificando as tensões em torno do rápido avanço do programa nuclear iraniano. Por anos, Israel ameaçou realizar tais ataques, enquanto governos americanos tentaram dissuadi-los, temendo um conflito mais amplo e a possível ineficácia na destruição de um programa nuclear já disperso e fortalecido.
Israel is under attack right now.!
Dozens of ballistic missiles are being launched from Iran toward Israel at this very moment. This footage was just taken, showing missiles fired toward Tel Aviv—a major population center in the Jewish homeland. Jerusalem may also be targeted.… pic.twitter.com/Ts3JChPwj1
— Greg Laurie (@greglaurie) June 13, 2025
O Que Você Precisa Saber:
- Retaliação Iraniana: O Irã lançou uma onda de mísseis em retaliação a ataques israelenses. Sirenes soaram em Israel, e estrondos foram ouvidos enquanto interceptadores tentavam abater os mísseis.
- Ataques de Israel: Israel atacou instalações nucleares e matou importantes líderes militares iranianos, visando instalações de enriquecimento nuclear, refinarias e o arsenal de mísseis balísticos do Irã.
- Tensão Crescente: Os ataques ocorrem após semanas de tensões. Recentemente, o Irã anunciou a ativação de uma terceira instalação de enriquecimento nuclear, após ser censurado pela ONU por não cumprir suas obrigações de não proliferação.
A situação no Oriente Médio permanece volátil, com o aumento das hostilidades entre Israel e Irã, elevando o nível de alerta global para um possível conflito de grandes proporções.
AO VIVO:
Foto:

