Destaques
Equipes resgatam sobreviventes na Turquia, uma semana após terremoto
Equipes de resgate na Turquia retiraram várias pessoas com vida de prédios desabados nesta segunda-feira (13) e estavam cavando para encontrar avó, mãe e filha de uma única família, uma semana após o pior terremoto da história moderna no país.
Com a esperança de encontrar muitos mais sobreviventes nos escombros diminuindo rapidamente, o número oficial de mortos na Turquia e na vizinha Síria, desde o terremoto de magnitude 7,8 graus na escala Richter da última segunda-feira (6) subiu para mais de 37 mil e deve continuar aumentando.
A fase de resgate está “chegando ao fim”, com a urgência agora mudando para fornecer abrigo, alimentação, educação e atendimento psicossocial aos afetados, disse o chefe de ajuda da Organização das Nações Unidas (ONU), Martin Griffiths, durante uma visita a Alepo, no Norte da Síria, nesta segunda-feira.
Resgates
Cerca de 176 horas após o primeiro terremoto, uma mulher chamada Serap Donmez foi retirada com vida hoje de um prédio de apartamentos desabado em Antáquia por equipes de busca e resgate da Turquia e Omã, informou a emissora estatal TRT.
Outra mulher foi resgatada na província de Gaziantep, no sul, algumas horas antes, informou a CNN turca. Uma pessoa foi resgatada dos escombros de um prédio na cidade de Adiyaman, segundo autoridades.
Equipes de resgate em Kahramanmaras souberam de uma avó, mãe e bebê presas em um quarto de um prédio de três andares, com uma quarta pessoa possivelmente em outro quarto. Os socorristas disseram que estavam tentando quebrar uma parede para alcançar os sobreviventes, mas uma coluna os estava atrasando.
Membros de uma equipe de resgate espanhola, do Exército turco e equipes de busca da polícia estavam trabalhando no prédio, que permaneceu praticamente intacto.
“Elas ainda estão vivas e em muito boas condições. Estamos fazendo o possível para pegá-las e tenho um forte pressentimento de que vamos pegá-las”, disse Burcu Baldauf, chefe da equipe voluntária de saúde turca.
Tragédia
O terremoto mais letal na Turquia desde 1939 matou 31.643 pessoas, disse a Autoridade de Gerenciamento de Emergências e Desastres da Turquia. Mais de 4,3 mil pessoas morreram e 7,6 ficaram feridas no Noroeste da Síria até domingo (12), segundo uma agência da ONU.
O terremoto é agora o sexto desastre natural mais mortal neste século, atrás do tremor de 2005 que matou pelo menos 73 mil no Paquistão.
Na Síria, o desastre atingiu mais fortemente o Noroeste controlado pelos rebeldes, deixando desabrigadas novamente muitas pessoas que já haviam sido deslocadas várias vezes por uma guerra civil de uma década. A região recebeu pouca ajuda em comparação com as áreas controladas pelo governo.
“O que é mais impressionante aqui é que, mesmo em Aleppo, que sofreu tanto nestes muitos anos, este momento, aquele momento… foi o pior que essas pessoas viveram”, disse Griffiths, da ONU.
Atualmente, há apenas uma única passagem aberta na fronteira Turquia-Síria para suprimentos de ajuda da ONU. Griffiths afirmou que a ONU teria ajuda se deslocando das regiões controladas pelo governo na Síria para o noroeste controlado pelos rebeldes.
Os Estados Unidos pediram ao governo sírio e a todas as outras partes que concedam imediatamente acesso humanitário a todos os necessitados.
Destaques
Vários tiros: Trump sofre atentado nos EUA e sai de comício com sangue na orelha
Atirador e um participante de comício do ex-presidente Donald Trump foram mortos nos EUA e dois outros espectadores ficaram feridos
O ex-presidente e candidato à Presidência da República dos EUA Donald Trump foi baleado na orelha direita durante um comício de campanha neste sábado (13), provocando pânico na multidão.
O atirador morreu, um participante do comício foi morto e dois outros espectadores ficaram feridos, informou o Serviço Secreto em um comunicado.
“Fui atingido por uma bala que perfurou a parte superior da minha orelha direita”, disse Trump em sua plataforma social. “Houve muito sangramento.”
Quando os tiros foram ouvidos, Trump tocou sua orelha direita com a mão direita, depois abaixou a mão para olhá-la antes de se ajoelhar atrás do púlpito, antes que os agentes do Serviço Secreto o cercassem.
O Serviço Secreto e a campanha do ex-presidente disseram que Trump estava em segurança após os disparos em Butler, Pensilvânia, cerca de 50 km ao norte de Pittsburgh.
A identidade do atirador foi revelada neste domingo (14/07/2024). Trata-se de Thomas Matthew Crooks, de 20 anos. Líderes republicanos e democratas condenaram rapidamente a violência.
🔥🚨BREAKING NEWS: Donald Trump responded to his assassination attempt with bravery and pride. This is the strongest man in America. pic.twitter.com/XLT8tDTBFt
— Dom Lucre | Breaker of Narratives (@dom_lucre) July 13, 2024
Os disparos ocorrem menos de quatro meses antes da eleição de 5 de novembro, quando Trump enfrentará uma revanche eleitoral com o presidente democrata Joe Biden.
O porta-voz da campanha de Trump disse que o candidato republicano estava bem e que estava sendo examinado em um centro médico local.
“O presidente Trump agradece às autoridades policiais e aos socorristas por sua ação rápida durante esse ato hediondo. Ele está bem e está sendo examinado em um centro médico local. Mais detalhes virão em seguida”, disse o porta-voz Steven Cheung em um comunicado.
O ex-presidente tinha acabado de começar seu discurso quando os tiros irromperam e Trump e outros participantes do comício foram ao chão.
Agentes do Serviço Secreto o cercaram e Trump desapareceu atrás do púlpito por cerca de um minuto antes de ser levado às pressas para o veículo que o aguardava.
Repercussão na rede X
Someone attempted to assassinate my father tonight and this is what @CNN is focused on.
— Donald Trump Jr. (@DonaldJTrumpJr) July 14, 2024
These people are vile. https://t.co/ZNKe9cuNQz
I fully endorse President Trump and hope for his rapid recovery pic.twitter.com/ZdxkF63EqF
— Elon Musk (@elonmusk) July 13, 2024
A esquerda é assim no mundo inteiro! Sempre tentando resolver as coisas na bala ou na faca! COVARDES!
— Flavio Bolsonaro (@FlavioBolsonaro) July 13, 2024
Alguma semelhança? pic.twitter.com/ENVH9t9RnQ
A Globo precisa ser fechada. pic.twitter.com/Zv0pgNl7YU
— Kim D. Paim (@kimpaim) July 13, 2024
Explicando a diferença entre cair e sofrer um atentado. https://t.co/JVRip9r2k6 pic.twitter.com/IBg4vDDAQK
— Nikolas Ferreira (@nikolas_dm) July 14, 2024
Imundos! Nojentos! Cretinos! pic.twitter.com/lF6788Kv6r
— MarioFrias (@mfriasoficial) July 14, 2024
ABJETO! Ouçam esta testemunha! Além de desinformar, este tipo de matéria da Globo é um completo e nefasto desrespeito pelo ex-presidente americano e especialmente pela outra vítima que, segundo a imprensa americana e este testemunho, morreu neste atentado monstruoso. Repito, nojo… pic.twitter.com/DsyojeHShT
— Carla Zambelli (@Zambelli2210) July 14, 2024
Legend. pic.twitter.com/90oSLl2YSa
— Nikolas Ferreira (@nikolas_dm) July 13, 2024
💯 Thank you, President @jairbolsonaro ! https://t.co/T3rqIKQU5S
— Senator Shane Jett 🇺🇸🇧🇷 (@SenadorJett) July 14, 2024
“Eu apoio totalmente o presidente Trump e espero por sua rápida recuperação”, afirma Elon Musk após incidente com o candidato pelo Partido Republicano nos EUA.
— Jovem Pan News (@JovemPanNews) July 13, 2024
📺 Confira na JP News e Panflix 👉 https://t.co/PfWe2qEfF5#JornalJP pic.twitter.com/faDUhStcTe
Grave atentado contra Trump nos Estados Unidos. Espero que o ex-presidente esteja bem e que o ataque seja esclarecido. pic.twitter.com/PYex4Zvye0
— Sergio Moro (@SF_Moro) July 13, 2024
Destaques
Derrotado pela extrema-direita, Macron dissolve parlamento e convoca eleição legislativa na França
Emmanuel Macron disse que dissolveria o Parlamento e convocaria novas eleições legislativas, depois de ter sido derrotado pelo partido de extrema-direita de Marine Le Pen.
O presidente francês Emmanuel Macron disse neste domingo (9) que dissolveria o Parlamento e convocaria novas eleições legislativas no final deste mês, depois de ter sido derrotado nas eleições europeias pelo partido de direita de Marine Le Pen (chamado de extrema-direita pela esquerda).
Macron afirmou que os resultados foram um desastre para seu governo e que ele não poderia fingir ignorar. Em uma aposta política de alto risco, menos de dois meses antes de Paris sediar os Jogos Olímpicos, ele disse que as eleições para a Câmara seriam convocadas para 30 de junho, com uma votação de segundo turno em 7 de julho.
A decisão inesperada de Macron pode deixá-lo em uma posição quase impotente se o partido National Rally (RN) de Le Pen obtiver a maioria parlamentar. Liderado por Jordan Bardella, de 28 anos, o RN obteve cerca de 32% dos votos na votação de domingo do Parlamento Europeu, mais do que o dobro dos 15% da chapa de Macron, de acordo com as primeiras pesquisas de boca-de-urna. Os socialistas ficaram a um passo de Macron, com 14%.
Nikolas Ferreira
“Nós vamos tomar de volta nosso país também.” Publicou o Deputado Federal Nikolas Ferreira na rede X.
Nós vamos tomar de volta nosso país também. https://t.co/3vlP3n7lsc
— Nikolas Ferreira (@nikolas_dm) June 9, 2024
Carlos Jordy
“Urgente! Macron sofre derrota histórica na França e dissolve Parlamento convocando novas eleições.” Publicou o Deputado Federal Carlos Jordy, reeleito pelo RJ / Pré-candidato a Prefeito de Niterói.
Urgente! Macron sofre derrota histórica na França e dissolve Parlamento convocando novas eleições. pic.twitter.com/sh23pETuK5
— Carlos Jordy (@carlosjordy) June 9, 2024
Repercussão
🚨AVANÇO DA DIREITA: Partido de Le Pen obteve mais de 90% dos votos nos municípios da França
— Meio Independente (@meioindep) June 9, 2024
Eleições europeias são marcadas pelo avanço estrondoso da direita. pic.twitter.com/NP1kJ0EE5A
França 🇫🇷 comemora a vitória da direita no parlamento europeu. O partido de Marine Lepen teve mais que o dobro de votos que o partido de Macron, que está apavorado e dissolveu o parlamento francês hoje. pic.twitter.com/4rbnGnSh7P
— Mariana Eustáquio (@mveustaquio) June 9, 2024
O Macron literalmente dando um golpe de Estado na França como se fosse algo super normal:
— Como Tanka o Bostil? (@Como_Tanka) June 9, 2024
pic.twitter.com/BV2hOX5ky4
Destaques
Dinheiro: Dólar sobe para R$ 5,06 após dados de emprego nos EUA
O dólar comercial encerrou esta sexta-feira (5) vendido a R$ 5,065, com alta de R$ 0,024 (+0,29%).
Num dia de nervosismo no mercado global, o dólar fechou no maior nível em quase seis meses. A bolsa de valores caiu e acumula perda de 1,02% na semana.
O dólar comercial encerrou esta sexta-feira (5) vendido a R$ 5,065, com alta de R$ 0,024 (+0,29%). A cotação chegou a iniciar o dia em baixa, caindo para R$ 5,03 nos minutos iniciais de negociação, mas disparou após a divulgação de dados do mercado de emprego nos Estados Unidos. Na máxima do dia, por volta das 13h30, a moeda chegou a superar os R$ 5,07.
Com o desempenho de hoje, o dólar está no maior nível desde 13 de outubro do ano passado. A divisa encerrou a semana com alta de 0,99%, a quinta semana seguida de ganhos, e acumula valorização de 4,37% em 2024.
No mercado de ações, o dia também foi tenso. O índice Ibovespa, da B3, fechou aos 126.795 pontos, com recuo de 0,5%. No ano, a bolsa de valores recua 5,51%. Na semana, o Ibovespa subiu na terça (2) e na quinta-feira (4), mas recuou na segunda (1º), na quarta (3) e nesta sexta-feira.
Nos últimos dias, o mercado financeiro global tem atravessado momentos de tensão com a divulgação de dados que mostram o aquecimento da economia norte-americana. Nesta sexta, foi divulgado que os Estados Unidos criaram 303 mil empregos em março, acima das expectativas.
O bom desempenho da maior economia do planeta aumenta as chances de que o Federal Reserve (Fed, Banco Central norte-americano) só comece a reduzir os juros básicos em julho. Taxas altas em economias desenvolvidas estimulam a fuga de capitais de economias emergentes, como o Brasil, pressionando o dólar e a bolsa.
*Com informações da Reuters
-
GESTÃO15 horas ago
Artur Tunes assumirá a Secretaria de Obras Públicas de Maringá
-
Prefeitura de Maringá22 horas ago
Prefeito Ulisses Maia, veta reajuste salarial do novo prefeito, vice-prefeita, secretários e vereadores para 2025 aprovados pela Câmara de Maringá
-
Emprego15 horas ago
Paraná é 3.º estado que mais gerou empregos de janeiro a novembro: 167 mil vagas
-
Governo do Paraná23 horas ago
Estado repassou R$ 8 milhões aos municípios em situação de emergência em 2024
-
Aeroporto de Maringá2 dias ago
Silvio Barros anuncia Gustavo Silva para a direção do Aeroporto Regional de Maringá
-
Paraná1 dia ago
Vai chover? Temperaturas passam dos 30°C, confira na previsão do tempo, confira detalhes
-
Geral1 dia ago
Em 2024, Governo do Paraná investiu mais de R$ 250 milhões em segurança alimentar
-
Procon-SP2 dias ago
Saiba quando uma loja é obrigada a trocar o seu presente