Pelo menos nove pessoas morreram, incluindo sete estudantes, um adulto e o suposto agressor, em um tiroteio ocorrido nesta terça-feira (10) em uma escola secundária em Graz, no sudeste da Áustria. As autoridades locais confirmaram o balanço, mas alertam que a situação ainda é confusa e o número de vítimas pode aumentar, com vários alunos e professores feridos.
Fontes policiais, citadas pela agência noticiosa Austria Presse Agentur (APA), indicam que pode ter sido um caso de tiroteio indiscriminado. O jornal Kronen Zeitung informou que o incidente começou por volta das 10h da manhã (horário local), com o suposto atirador abrindo fogo em duas salas de aula diferentes.
Informações preliminares da APA sugerem que o suspeito do ataque, cuja identidade não foi revelada, foi encontrado morto em um dos banheiros da escola, aparentemente por suicídio.
A polícia mobilizou diversas unidades especiais de intervenção para o local. Em comunicado na rede social X, a corporação confirmou “tiros” e a evacuação completa da escola, com todos os alunos e funcionários levados para um ponto seguro. Mais tarde, a polícia declarou que a situação está “controlada e segura”, e que não há mais perigo.
Graz, a segunda maior cidade da Áustria, está localizada no sudeste do país e tem aproximadamente 300 mil habitantes.