Oportunidade imperdível! Mutirão gratuito de serviços essenciais nesta sexta (23) no Terminal, promovido pela Prefeitura e Defensoria Pública

Serviços gratuitos de assistência jurídica, social e saúde estarão disponíveis para a população. Participe e aproveite essa oportunidade!

Redação Saiba Já News
Atendimento sem custo no Terminal! Sexta-feira (23) com mutirão de serviços essenciais

A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Assistência Social, Políticas sobre Drogas e Pessoa Idosa (SAS), e a Defensoria Pública do Estado do Paraná (DPE-PR), realizam nesta sexta, 23, o mutirão “Agiliza DPE-PR – Direito das Famílias + Assistência Social”. A ação, que será das 9h às 17h, no piso superior do Terminal, terá diversos serviços gratuitos para a população, incluindo atendimentos jurídicos, de assistência social e de saúde. Os atendimentos serão realizados por ordem de chegada, sem necessidade de agendamento prévio.

No local, a população terá acesso a diversos atendimentos na área do Direito da Família, como divórcio, dissolução de união estável, guarda, pensão alimentícia, reconhecimento de paternidade, inventário e partilha de bens. Todos os atendimentos jurídicos serão realizados por defensores públicos e contam com o apoio da equipe técnica da Defensoria.

Além disso, as equipes dos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) farão orientações e encaminhamentos para o Cadastro Único (CadÚnico) e programas como o Bolsa Família e o Benefício de Prestação Continuada (BPC), além de orientações e encaminhamentos para emissão de documentos. Também haverá atendimentos na área da saúde, como aferição de pressão arterial e teste de glicemia, além da arrecadação de cobertores.

Segundo o secretário de Assistência Social, Políticas sobre Drogas e Pessoa Idosa, Leandro Bravin, “a união entre o sistema de justiça e a assistência social é essencial para garantir direitos. Esse tipo de ação fortalece os vínculos com a população e amplia o acesso aos serviços públicos de forma direta e eficaz”, destaca.

A diretora do Centro de Serviço Urbano (CSU), Vera Lopes, destaca a importância da iniciativa. “Essa ação facilita o acesso da população a serviços essenciais, permitindo que as pessoas resolvam questões jurídicas e sociais em um só lugar e em um curto período de tempo. Promove justiça, bem-estar e inclusão social, fazendo a diferença na vida das pessoas”, pontua.

Para atendimento jurídico ou social, os interessados devem levar RG, CPF, comprovante de residência, comprovante de renda (ou extrato bancário dos últimos três meses) e documentos específicos de cada situação, como certidões, registros ou comprovantes de bens.

Cursos gratuitos – Durante o evento, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), em parceria com a SAS, realizará inscrições para diversos cursos profissionalizantes gratuitos, com início das aulas nos meses de junho, julho e agosto. As vagas são limitadas e voltadas à população em situação de vulnerabilidade. Confira abaixo a programação dos cursos:

Auxiliar de Mecânica Industrial 

 Vespertino: 01/06 a 08/10 – Seg, Qua e Sex (14h30 às 17h30)

 Noturno: 04/08 a 10/12 – Seg, Qua e Sex (19h às 22h)

Informática Básica

 Vespertino: 09/06 a 01/07 – Seg a Qui (14h às 17h)

 Noturno: 07/07 a 23/07 – Seg a Sex (19h às 22h)

Auxiliar de Serviços de Panificação 

 Noturno: 30/06 a 17/09 – Seg a Sex (19h às 23h)

 Vespertino: 08/08 a 31/10 – Seg a Sex (13h30 às 17h30)

Instalação e Higienização de Aparelhos de Ar-Condicionado

 Noturno: 01/07 a 18/07 – Seg a Sex (19h às 22h)

Mecânico de Bicicleta Intermediário

 Noturno: 02/07 a 25/08 – Seg, Qua e Sex (19h às 22h)

Aperfeiçoamento em Mecânica de Bicicletas – Básico

 Vespertino: 17/07 a 08/08 – Ter, Qui e Sex (13h30 às 17h30)

Manutenção Predial – Pequenos Reparos

 Noturno: 11/08 a 28/08 – Seg a Sex (19h às 22h)