TSE pode cancelar mais de 5,3 milhões de títulos eleitorais; prazo final é 29 de maio

Redação Saiba Já News
Prazo final para regularizar título eleitoral encerra em 29 de maio. Mais de 5,3 milhões podem ser cancelados, impedindo voto nas eleições.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou nesta terça-feira (20) que mais de 5,3 milhões de títulos eleitorais podem ser cancelados devido à ausência dos eleitores nas três últimas eleições sem justificativa ou pagamento das multas correspondentes.

Embora o prazo oficial para a regularização tenha se encerrado na segunda-feira (19), os eleitores ainda têm uma última chance para evitar o cancelamento. Para isso, é necessário comparecer a um cartório eleitoral ou acessar o autoatendimento online e enviar um requerimento até 29 de maio.

O juízo eleitoral avaliará a documentação anexada ao processo para decidir se a inscrição será mantida ou cancelada. O TSE alerta que não haverá comunicação individual sobre o cancelamento, e os eleitores devem consultar sua situação eleitoral no site do Tribunal.

“Quem não tiver quitado seus débitos deverá fazê-lo, mas a quitação não impedirá o cancelamento. Além de pagar os débitos, será necessário solicitar a regularização do título”, informa a Justiça Eleitoral.

A partir de 30 de maio, quem não tiver tomado providências terá o título cancelado, ficando impossibilitado de votar ou ser votado nas próximas eleições