A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Saúde, ampliará a vacinação contra a gripe para toda a população a partir de seis meses. A partir de terça-feira, 13, o imunizante estará disponível na Sala de Vacina da Secretaria de Saúde e em 34 Unidades Básicas de Saúde (UBSs).
A medida segue a orientação da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e do Ministério da Saúde, visando aumentar a cobertura vacinal e reforçar a prevenção contra doenças respiratórias. Com a queda nas temperaturas, houve aumento da procura por atendimentos nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).
O secretário de Saúde de Maringá, Antonio Carlos Nardi, reforça a importância da vacinação. “Com a queda das temperaturas, aumentaram os casos de problemas respiratórios nas UPAs. Tomar a vacina é fundamental para prevenir complicações e proteger a saúde da comunidade”, afirmou.
A coordenadora da Sala de Vacina, Edlene Goes, alerta sobre a atualização da carteirinha de vacinação. “Se houver outras vacinas em atraso, aproveite para regularizar a carteira de vacinação. Não há contraindicação para receber mais de uma vacina no mesmo dia. Apresente seu CPF, documento com foto e a carteirinha para se vacinar”, explicou.
Campanha de Vacinação contra a Gripe
A campanha de vacinação contra a gripe teve início em 1º de abril para os públicos prioritários do Ministério da Saúde, incluindo crianças de 6 meses a 6 anos, gestantes e idosos com 60 anos ou mais. Em Maringá, o grupo prioritário soma 180.050 pessoas, e até quinta-feira, 9, mais de 50 mil doses já foram aplicadas, com uma cobertura de 31,49%.
Serviço – Onde se vacinar?
📌 Locais: Sala de Vacina da Secretaria de Saúde e 34 UBSs (exceto UBS Vila Operária)
📌 Documentos necessários: CPF, documento com foto, carteirinha de vacinação e, se necessário, comprovante de grupo prioritário
📌 Horários: Consulte a imagem abaixo
📢 Proteja-se contra a gripe! Compartilhe esta informação para que mais pessoas se vacinem. A imunização é essencial para prevenir complicações e fortalecer a saúde coletiva! 💉