Artes e entretenimento
Joel Cavalcante lança livro que conta a história do menino da Vila Operária que virou prefeito de Maringá, Ulisses Maia
O menino que corria e brincava pelas ruas da Vila Operária, junto com 10 irmãos, se interessou desde muito cedo pela política. Aos 15 anos, começou a atuar em campanhas eleitorais, criando estratégias de marketing para os candidatos. Essa é uma das histórias contadas no livro A Odisseia de Ulisses Maia. A biografia, escrita pelo professor e sociólogo, Joel Cavalcante, reúne em 320 páginas, a trajetória de vida do prefeito de Maringá.
O texto, ilustrado com fotografias, relata a jornada inspiradora de um menino que se tornou prefeito, transformando Maringá em referência nacional. Detalha os desafios enfrentados na gestão da cidade e a conquista de feitos históricos, como o reconhecimento de Maringá como a melhor cidade do Brasil para viver por quatro vezes, nos últimos oito anos.
Em um dos capítulos mais impactantes, o autor retrata a luta de Ulisses Maia contra a Covid-19. O livro conta como ele implementou estratégias cruciais para proteger a saúde, salvar vidas e minimizar os impactos da pandemia para cidade, com uma postura humanizada, firme e decisiva.
A narrativa envolvente revela muito da vida pessoal e política de Ulisses e se destaca como inspiração para aqueles que se interessam por política e desejam se tornar grandes líderes. O livro é um documento histórico, e também chama à reflexão sobre o papel do gestor público na vida da população.
Nesta mesma noite, será inaugurada a nova Galeria dos Ex-prefeitos de Maringá. O espaço histórico, registra o nome e a imagem de todos aqueles que governaram a cidade e ajudaram a construir o que Maringá é hoje. Nesta ocasião, a imagem do prefeito Ulisses Maia, será inserida ao acervo.
O lançamento do livro e a inauguração da galeria acontecem nesta terça-feira, dia 17, às 19h no Teatro Calil Haddad, localizado na Avenida Luiz Teixeira Mendes, 2500, na Zona 4.
Artes e entretenimento
Rock, pagode e sertanejo: confira a playlist oficial do Verão Maior Paraná
Verão Maior Paraná 2024/2025 — O Governo do Estado lançou nessa semana, em tempos de retrospectiva do ano do Spotify, uma playlist oficial das bandas que vão agitar as praias de Matinhos e Pontal do Paraná entre janeiro e fevereiro. São 138 músicas e 8h de programação para entrar no clima das festas.
Tem de tudo: “Enquanto Houver Sol” e “Pra Dizer Adeus”, do Titãs; “Tira Ela de Mim” e “Domingo”, do Alexandre Pires; “Me Leva pra Casa” e “Menina Veneno”, de Zezé Di Camargo e Luciano; “Leilão” e “Como um Anjo”, de César Menotti e Fabiano; “Humilde Residência” e “Ai Se Eu Te Pego”, de Michel Teló; “Solteiro não Trai”, de Gustavo Mioto; e “Dias Melhores” e “Do Seu Lado”, de Jota Quest.
Quem é fã de duplas sertanejas pode curtir “Madri”, de Fernando & Sorocaba; “Nos Bares da Cidade”, de Rick & Renner; “Quarta Cadeira”, de Matheus & Kauan; “Vem Cá Moça”, de George Henrique & Rodrigo; “Vale Saudade”, de João Bosco & Vinicius; “Casa, Comida”, de Rionegro & Solimões; e “Se Namorar Fosse Bom”, de Bruninho & Davi.
A playlist ainda tem “Mercedes Benz”, do Sambô, “Naturalmente”, de Loubet; “É Diferente”, do Sorriso Maroto; e “Supera”, de Péricles.
Spotify: Playlist oficial das bandas que vão agitar as praias de Matinhos e Pontal do Paraná
Programação: Clique aqui e confira a programação completa do Verão Maior Paraná 2024/2025
Cultura
Em Maringá, prefeitura abre inscrições para três oficinas do ‘Aprimora’; primeiro encontro será nesta sexta, 29
A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Cultura, está com inscrições abertas para as oficinas do Aprimora, programa de formação e capacitação artística viabilizado pelo município com recursos garantidos pela Lei Paulo Gustavo, criada pelo Governo Federal para fomento à cultura. As inscrições devem ser feitas por meio de formulário online (acesse os links abaixo).
As formações começam nesta sexta-feira, 29, com a oficina ‘Da poema à poesia’, da escritora, tradutora, pesquisadora, professora, editora e curadora Nina Rizzi, na Biblioteca Centro. O Centro de Ação Cultural Márcia Costa (CAC) recebe as outras duas oficinas. No sábado, 30, o coreógrafo Diogo Granato inicia a oficina ‘Intensa’ e, a partir de quarta-feira, 4, o consultor, educador e pesquisador independente nas áreas de comunicação, diversidade e gestão cultural, André Fonseca, ministra a capacitação ‘Comunicação para a área cultural’.
Em dezembro, o município abrirá inscrições para mais oficinas em diferentes segmentos, como literatura, audiovisual, arquitetura, cinema, comunicação, acessibilidade, dança, entre outros.
Confira a programação de cursos do ‘Aprimora’:
Sexta-feira, 29, às 19h
Oficina: ‘Da poema à poesia’, com Nina Rizzi
Biblioteca Centro
Classificação livre
Sábado, 30, e domingo, 1°, às 14h
Oficina: ‘Intensa’, com Diogo Granato
Sala 3 do Centro de Ação Cultural Márcia Costa (CAC)
Quarta, 4, a sexta-feira, 6, às 19h
Oficina: ‘Comunicação para a área cultural’, com André Fonseca
Sala 6 do Centro de Ação Cultural Márcia Costa (CAC)
Classificação 18 anos
Cultura
Ulisses Maia sanciona Plano Municipal de Cultura com mais de 180 metas e ações para desenvolvimento do setor
Orientar as políticas públicas culturais de Maringá dos próximos dez anos. Esse é o objetivo principal do Plano Municipal de Cultura, lançado nesta segunda-feira, 25, pela Prefeitura. O prefeito Ulisses Maia sancionou a lei municipal n° 11.862/2024, que regulamenta o Plano. O documento foi elaborado com a participação da comunidade maringaense.
O Plano Municipal de Cultura conta com mais de 180 metas e ações de médio e longo prazo. O objetivo é fortalecer a identidade cultural, democratizar o acesso, fomentar a produção cultural, apoiar artistas e produtores, descentralizar as ações, promover a educação cultural, potencializar os espaços culturais, ampliar as ações voltadas ao patrimônio histórico e garantir a continuidade de ações.
Com a regulamentação do Plano, Maringá passa a ter um Sistema Municipal de Cultura completo: Conselho, Plano e Fundo (o chamado CPF). O Conselho Municipal de Políticas Culturais (CMPC) atuará em parceria com o município na manutenção das políticas públicas. Para o Fundo Municipal de Cultura estão previstas diferentes ações, como a criação e potencialização de mecanismos para captação de recursos.
Esse é um passo que consolida Maringá como uma cidade cultural, com respeito e valorização do profissional e com democratização de ações artísticas gratuitas para a comunidade. “O Plano Municipal de Cultura é uma demonstração do valor cultural que nossa cidade tem. Com essa iniciativa, o município reforça o compromisso com a cultura local e a importância da cultura para o bem-estar e qualidade de vida da comunidade”, destaca o prefeito Ulisses Maia.
O secretário de Cultura, Paulinho Schoffen, destaca que “o Plano é resultado de um amplo processo de diálogo com a comunidade de diferentes áreas artísticas. Um sonho que se tornou realidade e motivo de orgulho por todo impacto positivo que terá”.
-
Prefeitura de Maringá12 horas ago
Prefeito Ulisses Maia, veta reajuste salarial do novo prefeito, vice-prefeita, secretários e vereadores para 2025 aprovados pela Câmara de Maringá
-
Procon-SP1 dia ago
Saiba quando uma loja é obrigada a trocar o seu presente
-
Governo do Paraná13 horas ago
Estado repassou R$ 8 milhões aos municípios em situação de emergência em 2024
-
Geral14 horas ago
Em 2024, Governo do Paraná investiu mais de R$ 250 milhões em segurança alimentar
-
GESTÃO4 horas ago
Artur Tunes assumirá a Secretaria de Obras Públicas de Maringá
-
Paraná3 meses ago
Semana começa com temperaturas acima dos 35°C, mas pode chover em algumas regiões
-
Paraná15 horas ago
Vai chover? Temperaturas passam dos 30°C, confira na previsão do tempo, confira detalhes
-
Política3 meses ago
Moraes rejeita recurso de Bolsonaro para arquivar inquérito