Connect with us

GESTÃO

Coronel Audilene será coordenadora do Procon de Maringá a partir de 2025

Silvio Barros (Progressistas) confirmou nomeação em anúncio feito nesta quarta-feira (6)

Published

on

Silvio Barros (Progressistas) e Coronel Audilene que será coordenadora do Procon de Maringá a partir de 2025

Coronel da Reserva da Polícia Militar do Paraná (PMPR), Audilene Rosa de Paula Dias Rocha estará à frente da Coordenadoria de Proteção e Defesa do Consumidor – Procon, a partir de janeiro de 2025. O anúncio foi feito pelo prefeito eleito, Silvio Barros (Progressistas), em suas redes sociais, nesta quarta-feira (6). Bacharel em Direito, formada pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), Audilene foi candidata a vereadora pelo Progressistas nas eleições municipais, conquistando 1.667 votos.

Silvio lembrou que, com a efetivação da Reforma Tributária, a receita dos municípios deixará de ser fixada pela produção, sendo transferida para o consumo. “Isso quer dizer que o consumidor precisa ser cada vez mais protegido porque, a partir da nova política fiscal, é do consumidor que vai sair o recurso para manter a cidade funcionando”, argumentou o prefeito eleito. “As ações de defesa precisarão funcionar como um relógio, com ainda mais disciplina e, principalmente, cuidado às pessoas. E é por isso que a Coronel Audilene estará conosco na gestão do Procon. Ela possui uma história de compromisso público e nos ajudará a fazer o melhor por Maringá”, complementou.

Natural de Terra Rica, Audilene Rosa de Paula Dias Rocha tem 65 anos, é casada e mãe. Coronel da Reserva da Polícia Militar do Paraná, possui vasto currículo dedicado à Segurança Pública. Em 2018, foi a primeira mulher a assumir o Comando-Geral da PMPR. Antes, em 2016, desempenhou a função de Chefe do Estado-Maior da corporação e, em 2015, foi responsável pela chefia da segurança da vice-governadoria. No 4º Batalhão (BPM), sediado em Maringá, exerceu importantes funções, comandando ou chefiando diferentes setores, como o Pelotão de Trânsito, e as seções de Planejamento, de Inteligência, de Justiça e Disciplina, e de Transporte e Logística.

“Coronel Audilene”, como é popularmente conhecida, é bacharel em Direito, pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), e formada em Magistratura, pela Escola Superior de Magistratura do Paraná (EMAP). Além disso, é especialista em Planejamento e Controle da Segurança Pública, pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), e em Gestão de Pessoas, pelo Centro Empresarial Tecnológico (CEET).

“Não fujo à obrigação de servir à comunidade. E estou honrada com este convite tão importante”, destacou Audilene. “Os maringaenses podem ter certeza de que vou colocar todo o meu empenho à frente desta coordenadoria, fazendo do nosso Procon uma referência ainda maior para as demais cidades. É com o cuidado feminino e com a destreza militar que quero atuar diariamente em defesa dos consumidores”, concluiu.

GESTÃO

Artur Tunes assumirá a Secretaria de Obras Públicas de Maringá

Nome foi anunciado pelo prefeito eleito, Silvio Barros, nesta sexta-feira (27)

Published

on

Artur Tunes assumirá a Secretaria de Obras Públicas de Maringá

Engenheiro civil experiente em infraestrutura urbana, Artur Tunes teve o nome confirmado como novo secretário de Obras Públicas de Maringá. O anúncio foi divulgado pelo prefeito eleito, Silvio Barros (Progressistas), na manhã desta sexta-feira (27). Tunes é empresário e responsável técnico de construtoras locais e, na gestão pública, soma passagens por sete prefeituras da região.

Barros informou que a indicação de Tunes para assumir o cargo, em janeiro de 2025, foi avalizada pela Associação de Engenheiros e Arquitetos de Maringá (AEAM). E lembrou que, entre outras obras de grande impacto, o profissional trabalhou no rebaixamento da linha férrea, na elaboração do Contorno da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e na duplicação dos viadutos que atravessam o Contorno Norte.

“O Artur foi muito bem recomendado para compor a nossa gestão e continuar trabalhando pelos maringaenses. Ele tem muita experiência na área, inclusive no trânsito e no trato com órgãos técnicos estaduais e federais. Isso certamente nos ajudará a pensar e a executar projetos que são necessários para a nossa cidade”, argumentou o prefeito eleito.

Tunes é formado em Engenharia Civil, pela UEM, há 26 anos. É sócio-fundador da Construtora Regente, desde 2003, e atuou como responsável técnico da Engeart Construções, de 2013 a 2024. Foi diretor da AEAM, entre 2009 e 2012, e, também, diretor da seção maringaense do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Paraná (Sinduscon-PR), entre 2011 e 2013. Prestou serviços para diversos municípios da região, como Mandaguaçu, Presidente Castelo Branco, Atalaia, Iguaraçu e Ângulo, atuando no desenvolvimento e na coordenação de aprovações de projetos civis e de infraestrutura. Em Floraí, como cargo comissionado, coordenou as atividades de engenharia, entre 2002 e 2012, e, em Faxinal, como pessoa jurídica, prestou assessoria ao mesmo departamento, entre 2013 e 2016.

Em Maringá, especificamente, o profissional participou da elaboração dos projetos do bairro Eurogarden e do novo Parque Industrial. Supervisionou e coordenou as obras do rebaixamento da linha férrea, do Contorno da UEM e da duplicação dos viadutos sobre o Contorno Norte. E, por meio de suas empresas, executou a ciclovia da Avenida Brasil, o monumento da Praça Ivaí e 15 unidades do projeto Meu Campinho, entre outras edificações.

“Estou disposto e me sinto preparado [para assumir o cargo]”, enfatizou Tunes. “Recebi o convite com muita honra e responsabilidade. Quero contribuir, realmente. Tenho muita energia, vontade e muitas ideias para tocar os projetos estruturantes que Maringá e os maringaenses precisam”, complementou o futuro secretário.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Continue Reading

Aeroporto de Maringá

Silvio Barros anuncia Gustavo Silva para a direção do Aeroporto Regional de Maringá

Especialista em gestão de aeroportos iniciou carreira trabalhando para a SBMG

Published

on

Silvio Barros anuncia Gustavo Silva para a direção do Aeroporto Regional de Maringá

O prefeito eleito, Silvio Barros (Progressistas), anunciou o especialista aeronáutico Gustavo Vieira da Silva para administrar o Aeroporto Regional de Maringá, a partir de 2025. Eles confirmaram a participação na gestão municipal por meio de um vídeo divulgado nas redes sociais, na manhã desta quinta-feira (26). Maringaense, Silva fará parte do Conselho de Administração da Terminais Aéreos de Maringá SBMG S.A., ocupando o cargo de diretor-presidente na empresa pública.

De acordo com Barros, o aeroporto Silvio Name Júnior pode ser considerado como uma “alavanca de desenvolvimento para Maringá”. O prefeito eleito afirmou que a próxima gestão da empresa pública trabalhará para viabilizar projetos “ousados”, tais como o “polo aeronáutico, um novo terminal multimodal e um polo de carga internacional”.

“O Gustavo é maringaense e começou a carreira aqui na SBMG. Hoje, ele é um profissional disputado neste mercado e atua para uma das grandes administradoras de aeroportos aqui do Brasil”, argumentou Barros. “Ele aceitou o desafio de ‘voltar para casa’, trazendo sua expertise para nos ajudar a tornar todas as ideias possíveis”, justificou.

Silva possui formação superior em Aeronáutica, Aviação, Ciência e Tecnologia Aeroespacial pela Unicesumar. Dedicado ao setor, possui diversas certificações pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), como em “Gerenciamento da Segurança Operacional” e em “Gestão de Processos e Operações Regulamentares”, e pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), como “Investigador de acidentes aeronáuticos”. Profissionalmente, atuou para a Terminais Aéreos de Maringá SBMG S.A. como coordenador e gerente de Segurança e Resposta à Emergência, e atua como gestor de Safety e Emergency para a Fraport Brasil, subsidiária da Fraport AG Frankfurt Airport Services Worldwide, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Ao longo da carreira, se especializou em continuidade de negócios e em gestão estratégica de crises, trabalhando diretamente na reconstrução do Aeroporto Internacional Salgado Filho, na capital gaúcha, depois das enchentes do primeiro semestre de 2024. Silva também conquistou dois prêmios sobre inovação emitidos pela ANAC.

“Assumo este desafio com felicidade”, destacou o especialista aeronáutico. “Quero implantar uma gestão técnica e eficaz, aliada com os interesses públicos. O objetivo não é apenas meu ou apenas do Silvio. É coletivo. Ou seja, colocar o nosso aeroporto num novo patamar de conforto para os passageiros, fazendo dele a porta de entrada para o desenvolvimento de Maringá”, complementou.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Continue Reading

GESTÃO

Matheus Barros é anunciado como secretário de Urbanismo e Habitação

Published

on

Matheus Barros é anunciado como secretário de Urbanismo e Habitação

O prefeito eleito, Silvio Barros (Progressistas), anunciou que Matheus Magalhães Barros assumirá a Secretaria Municipal de Urbanismo e Habitação (Seurbh), a partir de 2025. Eles divulgaram um vídeo de forma conjunta, confirmando a participação no secretariado e demonstrando uma iniciativa habitacional de Taboão da Serra (SP), na manhã desta segunda-feira (23). Matheus é engenheiro civil e atua como consultor para questões, entre outras, relacionadas ao planejamento urbano e ao desenvolvimento econômico.

Ao longo do vídeo, o prefeito eleito e o futuro secretário apresentaram condomínios residenciais construídos no município paulista por meio de uma cooperativa habitacional. “São cerca de 7,8 mil apartamentos e 12 mil pessoas. Neste modelo, os moradores adquirem o terreno e constroem de forma cooperada, pagando o preço de custo pelas suas unidades, mensalmente. Ou seja, é uma grande obra por empreita”, explicaram. “Esta é uma das soluções que pode tornar o mercado imobiliário mais acessível para os maringaenses. Um tipo de inovação que, como secretário, eu quero implantar na nossa cidade”, adiantou Matheus.

Silvio afirmou que, além da adoção deste conceito de moradia, a Seurbh também terá a modernização de políticas públicas como desafio. “Iniciativas que dão certo em cidades do próprio Brasil podem ser positivamente replicadas em Maringá. É o caso do urbanismo colaborativo, por meio do qual a comunidade e a prefeitura decidem, juntas, como ocupar os terrenos públicos de cada bairro”, exemplificou. “Foi o Matheus quem me apresentou grande parte dessas inovações. E, assim como ele, eu também acredito que Maringá precisa modernizar e democratizar seu planejamento e, principalmente, sua ocupação”, argumentou o prefeito eleito.

CURRÍCULO

Matheus é o segundo filho do prefeito eleito. Formado em Engenharia Civil pela UniCesumar, se especializou profissionalmente como consultor. Atuou para o programa Cidade Empreendedora, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), em sete cidades do Mato Grosso do Sul, na criação de políticas públicas, gestão de resíduos, planejamento urbano e desenvolvimento econômico. Atua, também, para a Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), como consultor de vigilância tecnológica.

Colunista de Cidadania e Sustentabilidade para a rádio CBN – nas emissoras afiliadas de Maringá, Curitiba, Cascavel e Ponta Grossa -, Matheus também organizou e participou, pela FIEP, de 11 viagens técnicas e missões internacionais relacionadas a ambos os temas para especialistas, empresários e gestores públicos brasileiros.

Continue Reading

Destaques