Prefeitura fortalece empreendedorismo e MEIs crescem 226% nos últimos oito anos

Município transformou Espaço do Empreendedor em referência nacional em atendimento e número de MEIs chegou a 47,7 mil

Repórter Jota Silva
Repórter Jota Silva - Jornalista | Registro Profissional: Nº 0012600/PR
3 Lidos
Desde 2017, o Espaço do Empreendedor atendeu cerca de 140 mil microempreendedores individuais ou profissionais interessados na regularização (Crédito: Rafael Macri / PMM

Nos últimos oito anos, a Prefeitura de Maringá realizou diversos investimentos no Espaço do Empreendedor e que impulsionaram o empreendedorismo local, com geração de renda e novos negócios para a cidade. Atualmente, o município tem 47,7 mil microempreendedores individuais (MEIs), número que representa crescimento de 226% em oito anos. Em 2016, eram 14,6 mil profissionais com registro emitido.

Desde 2017, o Espaço do Empreendedor atendeu cerca de 140 mil microempreendedores individuais ou profissionais interessados na regularização. O número representa média mensal de 1,5 mil atendimentos. Em 2020, o Espaço do Empreendedor ganhou uma nova sede, com espaços mais amplos para garantir comodidade e eficiência aos atendimentos.

Além do atendimento presencial, o trabalho foi ampliado para o ambiente virtual. O município investiu na criação do site para que os MEIs possam realizar o agendamento, emissão de certidões, além terem acesso a abas para impressão de boletos, declarações e notas fiscais e consulta de dados cadastrais.

Com os investimentos realizados pela Prefeitura, o Espaço do Empreendedor de Maringá tornou-se referência e conquistou o ‘Selo Diamante de Referência em Atendimento’, concedido pelo Sebrae Nacional. Entre as 15 maiores cidades do Paraná, apenas Maringá e Curitiba tiveram unidade reconhecida com a certificação máxima.

Capacitação e incentivo – Por meio da Secretaria de Trabalho, Renda e Agricultura Familiar (Setrab), o Espaço do Empreendedor de Maringá ampliou o número de iniciativas para impulsionar o empreendedorismo local, com orientações, consultorias, formalizações e encaminhamentos para acesso ao crédito.

Em parceria com a Fomento Paraná, os microempreendedores locais tiveram acesso a crédito e realizaram mais de 2,7 mil operações em oito anos, com valor total de R$ 26,2 milhões. Os profissionais também passaram a ter a oportunidade de participar do programa ‘Maringá Compra’, criado para orientar microempreendedores individuais (MEIs) de Maringá com interesse em fornecer materiais ou prestar serviços para a Prefeitura, por meio de participação em licitação.

O município também criou programa de capacitação profissional gratuita para os profissionais. Com o Empreend+, em parceria com o Sebrae, a Prefeitura oferece consultorias gratuitas em diversas áreas para empreendedores ou aqueles que desejam abrir novos negócios. Desde a criação, mais de 1,1 mil profissionais participaram das formações.

  • Verão Maior Paraná 2024-2025
Compartilhe este artigo
Jornalista | Registro Profissional: Nº 0012600/PR
Seguir:
O repórter Carlos Jota Silva possui uma trajetória diversificada na comunicação. Ele atuou como locutor em duas emissoras de rádio e foi diretor de comunicação na Associação do Jardim Alvorada, em Maringá, durante dois anos. Também atuou como assessor de imprensa parlamentar no gabinete do ex-vereador Doutor Jamal Fares. Jota é graduado em gerenciamento pelo Sebrae e foi representante comercial autorizado da SKY Brasil. Atualmente, ele se destaca como editor de áudio e vídeo, além de ser diretor geral e programador do site Saiba Já News, onde escreve artigos noticiosos. Nos anos 90, ainda na juventude, trabalhou como técnico eletrônico, uma profissão que herdou de seu pai. No início dos anos 2000, foi contratado como técnico autorizado para marcas como Sharp do Japão, Britânia, Gradiente, Philco e CCE. Sua paixão pela comunicação foi inspirada por seu pai, que nos anos 70 se dedicou à divulgação de anúncios e informações públicas e políticas em Santa Fé/PR e Alto Paraná/PR, utilizando autofalantes na praça, uma prática bastante comum na época.