Connect with us

Artes e entretenimento

Com filme inspirado em Curitiba, Francis Ford Coppola é homenageado pelo Paraná

Published

on

Com filme inspirado em Curitiba, Francis Ford Coppola é homenageado pelo Paraná

Um dos principais nomes do cinema mundial, o cineasta americano Francis Ford Coppola recebeu nesta quinta-feira (31), do vice-governador Darci Piana, a comenda da Ordem Estadual do Pinheiro, a mais alta honraria do Estado, já oficializada em decreto . Coppola está em Curitiba para a divulgação de seu mais novo filme, “Megalópolis”, que entra em exibição nesta quinta nos cinemas brasileiros e cujo enredo teve a capital paranaense como uma de suas inspirações.

Antes da homenagem, o diretor de “Apocalypse Now” e da trilogia “O Poderoso Chefão” participou de um almoço, no Palácio Iguaçu, com o governador Carlos Massa Ratinho Junior e recebeu das mãos do governador uma ilustração do artista curitibano Poty Lazzarotto.

O vencedor de cinco Oscars foi agraciado com o título de Grande-Oficial da Ordem do Pinheiro, que é conferido a figuras de importância notável. Antes, o diretor lotou o Teatro Guaíra numa conversa com estudantes de cinema e público em geral na manhã desta quinta. 

O cineasta agradeceu a homenagem e destacou o ambiente de criatividade que encontrou em Curitiba. “Obrigado por esse momento espetacular, estou muito agradecido. Entre todas as coisas extraordinárias que aconteceram nos meus 85 anos de vida, nada é mais maravilhoso do que visitar um lugar e ver a criatividade jorrando de uma maneira que ajuda nossos semelhantes a trazer alegria onde existe infelicidade, celebração onde há guerra e inteligência onde, infelizmente, existe estupidez”, disse.

“Este lugar é Curitiba, onde eu vi a criatividade surgindo para tentar fazer a vida das pessoas melhor. Então, em reconhecimento a um lugar como Curitiba e aos grandes artistas que vieram antes de mim e fizeram daqui um lugar de ideias e de sonhos, trago meus mais sinceros agradecimentos”, salientou Coppola.

O vice-governador Darci Piana destacou que a homenagem vem em nome de todo o povo do Paraná em reconhecimento à trajetória artística e à ligação do cineasta com o Estado, especificamente com Curitiba.

“Nossa capital faz parte da vida de Coppola, que esteve em Curitiba 21 anos atrás e se lembrou desse momento ao voltar para lançar o filme ‘Megalópolis’”, destacou. “Por isso é importante receber bem as pessoas. Ele foi bem tratado naquela época e quis voltar para cá. Por isso nosso governo fez essa homenagem ao cineasta, para ele se lembrar sempre do nosso Estado e da nossa Capital, que é a cidade mais inteligente do mundo”.

Piana também comentou sobre o simbolismo da entrega. “Somos dois velhinhos de cabelo branco, a diferença é que ele é uma estrela. Foi muito proveitoso escutá-lo contar as peripécias que acontecem em um filme, foi uma grande honra participar desse momento”, brincou.

INSPIRAÇÃO – Francis Ford Coppola retorna à capital paranaense 21 anos depois da temporada de três semanas que passou em Curitiba 2003. A estadia naquela época foi justamente para buscar inspirações para a cidade utópica que seria retratada em “Megalópolis”, que no filme recebeu o nome de Nova Roma. O cineasta começou a planejar a produção ainda em 1979, logo após o lançamento do clássico “Apocalypse Now”.

Curitiba já era considerada referência em áreas como meio ambiente e transporte público, o que atraiu o diretor para cá, atrás de um “protótipo” que funcionasse para o seu filme.

No longa, o protagonista Cesar Catilina, interpretado por Adam Driver, tem a intenção de reconstruir a cidade de Nova Roma (uma referência a Nova York pós 11 de Setembro e ao Império Romano), transformando a megalópole em uma cidade autossustentável. “Uma cidade com a qual as pessoas possam sonhar”, como uma das linhas que fala o protagonista já no trailer de divulgação de “Megalópolis”.

Segundo o próprio diretor, o personagem de Catilina, um arquiteto utópico, foi inspirado no ex-governador e urbanista Jaime Lerner, com quem Coppola visitou vários pontos turísticos quando esteve em Curitiba e que continuou mantendo contato nos anos seguintes. Na agenda do diretor na Capital nesta quinta-feira também está, inclusive, uma visita ao Instituto Jaime Lerner.

“Uma coisa que me inspirei em Curitiba e no trabalho visionário de Jaime Lerner foi como ele olhava para um problema e buscava uma solução usando a criatividade. Como quando ele percebeu que era necessário ter um novo tipo de transporte público que resolvesse o problema da população, que crescia, em vez de simplesmente seguir as antigas regras do mundo”, afirmou o diretor, citando o sistema de transporte implantado na Capital quando Lerner foi prefeito de Curitiba.

Ilana Lerner, filha do ex-governador e diretora do Escritório Jaime Lerner, lembrou desse carinho e admiração entre os dois. “Eu lembro de tudo da primeira vinda dele, foi muito bacana ver esse interesse do Coppola por Curitiba e, especialmente, pelo meu pai. Eles tinham um pensamento semelhante do que seria uma cidade boa para o futuro”, disse. “Eu ainda não vi o filme, mas só o fato de Curitiba ter feito parte da pesquisa para a obra diz muito sobre o pensamento do meu pai e tudo o que foi feito aqui. É uma emoção muito grande”.

ORDEM DO PINHEIRO – A Ordem Estadual do Pinheiro é a maior honraria do Estado do Paraná. A comenda foi criada em 1972 para homenagear pessoas de destaque em suas áreas de atuação e que tenham contribuído para o desenvolvimento econômico e social do Estado. A honraria é divida em três graus: Grã-Cruz, Grande Oficial e Comendador.

Artes e entretenimento

Joel Cavalcante lança livro que conta a história do menino da Vila Operária que virou prefeito de Maringá, Ulisses Maia

Published

on

Joel Cavalcante lança livro que conta a história do menino da Vila Operária que virou prefeito de Maringá, Ulisses Maia

O menino que corria e brincava pelas ruas da Vila Operária, junto com 10 irmãos, se interessou desde muito cedo pela política. Aos 15 anos, começou a atuar em campanhas eleitorais, criando estratégias de marketing para os candidatos. Essa é uma das histórias contadas no livro A Odisseia de Ulisses Maia. A biografia, escrita pelo professor e sociólogo, Joel Cavalcante, reúne em 320 páginas, a trajetória de vida do prefeito de Maringá.

O texto, ilustrado com fotografias, relata a jornada inspiradora de um menino que se tornou prefeito, transformando Maringá em referência nacional. Detalha os desafios enfrentados na gestão da cidade e a conquista de feitos históricos, como o reconhecimento de Maringá como a melhor cidade do Brasil para viver por quatro vezes, nos últimos oito anos.

Em um dos capítulos mais impactantes, o autor retrata a luta de Ulisses Maia contra a Covid-19. O livro conta como ele implementou estratégias cruciais para proteger a saúde, salvar vidas e minimizar os impactos da pandemia para cidade, com uma postura humanizada, firme e decisiva.

A narrativa envolvente revela muito da vida pessoal e política de Ulisses e se destaca como inspiração para aqueles que se interessam por política e desejam se tornar grandes líderes. O livro é um documento histórico, e também chama à reflexão sobre o papel do gestor público na vida da população.

Nesta mesma noite, será inaugurada a nova Galeria dos Ex-prefeitos de Maringá. O espaço histórico, registra o nome e a imagem de todos aqueles que governaram a cidade e ajudaram a construir o que Maringá é hoje. Nesta ocasião, a imagem do prefeito Ulisses Maia, será inserida ao acervo.

O lançamento do livro e a inauguração da galeria acontecem nesta terça-feira, dia 17, às 19h no Teatro Calil Haddad, localizado na Avenida Luiz Teixeira Mendes, 2500, na Zona 4.

Continue Reading

Artes e entretenimento

Rock, pagode e sertanejo: confira a playlist oficial do Verão Maior Paraná

Published

on

Playlist oficial do Verão Maior Paraná 2024/2025

Verão Maior Paraná 2024/2025 — O Governo do Estado lançou nessa semana, em tempos de retrospectiva do ano do Spotify, uma playlist oficial das bandas que vão agitar as praias de Matinhos e Pontal do Paraná entre janeiro e fevereiro. São 138 músicas e 8h de programação para entrar no clima das festas.

Tem de tudo: “Enquanto Houver Sol” e “Pra Dizer Adeus”, do Titãs; “Tira Ela de Mim” e “Domingo”, do Alexandre Pires; “Me Leva pra Casa” e “Menina Veneno”, de Zezé Di Camargo e Luciano; “Leilão” e “Como um Anjo”, de César Menotti e Fabiano; “Humilde Residência” e “Ai Se Eu Te Pego”, de Michel Teló; “Solteiro não Trai”, de Gustavo Mioto; e “Dias Melhores” e “Do Seu Lado”, de Jota Quest.

Quem é fã de duplas sertanejas pode curtir “Madri”, de Fernando & Sorocaba; “Nos Bares da Cidade”, de Rick & Renner; “Quarta Cadeira”, de Matheus & Kauan; “Vem Cá Moça”, de George Henrique & Rodrigo; “Vale Saudade”, de João Bosco & Vinicius; “Casa, Comida”, de Rionegro & Solimões; e “Se Namorar Fosse Bom”, de Bruninho & Davi.

A playlist ainda tem “Mercedes Benz”, do Sambô, “Naturalmente”, de Loubet; “É Diferente”, do Sorriso Maroto; e “Supera”, de Péricles.

Spotify: Playlist oficial das bandas que vão agitar as praias de Matinhos e Pontal do Paraná

Programação: Clique aqui e confira a programação completa do Verão Maior Paraná 2024/2025

Continue Reading

Cultura

Em Maringá, prefeitura abre inscrições para três oficinas do ‘Aprimora’; primeiro encontro será nesta sexta, 29

Published

on

A Prefeitura de Maringá está com inscrições abertas para as oficinas do Aprimora (Crédito: Fábio Reina / PMM)

A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Cultura, está com inscrições abertas para as oficinas do Aprimora, programa de formação e capacitação artística viabilizado pelo município com recursos garantidos pela Lei Paulo Gustavo, criada pelo Governo Federal para fomento à cultura. As inscrições devem ser feitas por meio de formulário online (acesse os links abaixo).

As formações começam nesta sexta-feira, 29, com a oficina ‘Da poema à poesia’, da escritora, tradutora, pesquisadora, professora, editora e curadora Nina Rizzi, na Biblioteca Centro. O Centro de Ação Cultural Márcia Costa (CAC) recebe as outras duas oficinas. No sábado, 30, o coreógrafo Diogo Granato inicia a oficina ‘Intensa’ e, a partir de quarta-feira, 4, o consultor, educador e pesquisador independente nas áreas de comunicação, diversidade e gestão cultural, André Fonseca, ministra a capacitação ‘Comunicação para a área cultural’.

Em dezembro, o município abrirá inscrições para mais oficinas em diferentes segmentos, como literatura, audiovisual, arquitetura, cinema, comunicação, acessibilidade, dança, entre outros. 

Confira a programação de cursos do ‘Aprimora’:

Sexta-feira, 29, às 19h

Oficina: ‘Da poema à poesia’, com Nina Rizzi

Biblioteca Centro

Inscrições neste link

Classificação livre

Sábado, 30, e domingo, 1°, às 14h

Oficina: ‘Intensa’, com Diogo Granato

Sala 3 do Centro de Ação Cultural Márcia Costa (CAC)

Inscrições neste link

Quarta, 4, a sexta-feira, 6, às 19h

Oficina: ‘Comunicação para a área cultural’, com André Fonseca

Sala 6 do Centro de Ação Cultural Márcia Costa (CAC)

Inscrições neste link

Classificação 18 anos

Continue Reading

Tendências