A Prefeitura de Sarandi segue substituindo a iluminação tradicional (vapor de sódio) do município por lâmpadas de LED, num processo contínuo que, a médio prazo, vai alcançar toda a cidade.
Nesta primeira etapa foi definido cronograma de trabalho contemplando vias principais e áreas de comércio mais concentrado, derivando para vias paralelas. O investimento inicial, com recursos próprios do município, é de R$ 5 milhões.
Entre as muitas vantagens do LED está a maior luminosidade, o que contribui para a segurança das áreas públicas. A economia também é fator relevante, considerando que o sistema permite redução de até 70% no consumo e também na manutenção.
- Procon de Sarandi notifica estabelecimentos comerciais sobre preço do arroz e divulga pesquisa
- Copel oferta curso gratuito de roçada sob redes e linhas de distribuição em dez municípios
A longa vida das lâmpadas (cerca de 55 mil horas contra 16 mil da lâmpada a vapor de sódio) evitam substituições constantes e, portanto, gera economia na manutenção.
Outro grande benefício do LED em relação as luminárias convencionais, é que o sistema não possui materiais danosos ao meio ambiente, ou seja, não emitem radiação ultravioleta e não contêm mercúrio em sua composição.
“Durabilidade, sustentabilidade, eficiência e economia são algumas das muitas vantagens da iluminação em LED, convergente com outras ações para modernizar a cidade”, afirma Juninho Volpato, secretário de Urbanismo.
A iluminação em LED também está associada a segurança. “Isso por que ruas e avenidas mais iluminadas desestimulam a criminalidade e favorecem o trabalho de patrulhamento”, resume o secretário de Trânsito, Transporte e Segurança (Semutrans), Márcio Antonio dos Santos.
O comandante da companhia da Polícia Militar de Sarandi, capitão Rafael Cruz, reforça que o sistema é mais um ativo importante de apoio às forças de segurança.