Prefeitura realiza primeira Conferência Municipal de Migrações, Refúgio e Apatridia em 26 de março; inscrições estão abertas

Repórter Jota Silva
Repórter Jota Silva - Jornalista | Registro Profissional: Nº 0012600/PR
3 Lidos
Na quarta, 19, e quinta-feira, 20, haverá emissão e atualização do Registro Nacional Migratório e solicitação de refúgio (Crédito: Rafael Macri / PMM)

Inclusiva e acolhedora, a Prefeitura de Maringá é protagonista em políticas públicas voltadas aos migrantes e refugiados.

Para ampliar o debate e a criação de novas diretrizes, a Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Juventude, Cidadania e Migrantes (Sejuc), e o Conselho Municipal de Migrantes, Refugiados e Apátridas, realizarão a primeira Conferência Municipal de Migrações, Refúgio e Apatridia. O evento ocorrerá em 26 de março, das 8h às 16h, no Auditório Hélio Moreira. 

A conferência, que terá como tema ′Cidadania em Movimento′, promoverá a participação social de migrantes, refugiados e apátridas na discussão de políticas públicas. As inscrições para o evento estão abertas e podem ser feitas pela internet (clique aqui para acessar o formulário) até o preenchimento de todas as vagas. Toda a comunidade poderá participar, com direito a voz e voto. 

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“A primeira conferência  é um marco histórico para nossa cidade e reforça o compromisso da gestão municipal com a inclusão social e inserção dos migrantes e refugiados na sociedade”, afirmou o prefeito Ulisses Maia. Ele lembra que, além da criação de uma secretaria específica para atendimento dos migrantes, o município também criou o Centro de Referência de Acolhimento ao Imigrante (Crai), que oferece alimentação, emissão e regularização de documentos, entre outros cuidados.

A conferência ocorrerá em 26 de março, nos períodos da manhã e tarde. Durante o período da manhã, haverá abertura oficial, mesa redonda e debate sobre o tema central da conferência. No período da tarde, os participantes serão divididos em grupos de trabalho, conforme o eixo temático escolhido no credenciamento. Os eixos temáticos serão: Igualdade de tratamento e acesso a serviços públicos, interculturalidade e diversidades; inserção socioeconômica e promoção do trabalho decente, governança e participação social, regularização migratória e documental e enfrentamento a violações de direitos.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Durante a conferência, também haverá eleição dos representantes da sociedade civil que irão compor a gestão 2024-2025 do Conselho Municipal dos Direitos dos Refugiados, Migrantes e Apátridas. As instituições que já se inscreveram e foram habilitadas deverão estar presentes na conferência. “A lei municipal para criação do conselho foi uma iniciativa da gestão municipal, o que reforça o compromisso com a garantia da promoção e proteção dos direitos dos refugiados, migrantes e apátridas. Durante a conferência, queremos ampliar as discussões, ao lado de toda a comunidade, e avançar na construção de uma cidade sempre acolhedora”, afirmou a secretária de Juventude, Cidadania e Migrantes, Ana Nerry. 

Serviço:

O que: Conferência Municipal de Migrações, Refúgio e Apatridia

Quando: 26 de março, das 8h às 16h

Onde: Auditório Hélio Moreira, anexo ao Paço Municipal 

Inscrições: site da Prefeitura 

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

  • Paraná desenvolvimento
Compartilhe este artigo