Alerta: Ciclone extratropical atinge Região Sul do Brasil e provocar temporais neste Natal

Repórter Jota Silva
Ciclone extratropical atinge Região Sul do Brasil

De acordo com a previsão do tempo do Inmet, nesta segunda-feira, 25 de dezembro, Natal, acontece a formação de um ciclone extratropical e a passagem de uma frente fria provocar temporais no centro-sul do Brasil.

Neste Natal, a convergência de umidade associada ao processo de formação deste sistema e os encontros de ventos quentes e úmidos de norte e mais frios de sul, dão origem a formação de áreas de instabilidade sobre grande parte da Região Sul, com previsão de chuvas intensas, rajadas de vento e queda de granizo.

Ventos diretamente associados ao ciclone e ao gradiente de pressão atmosférica (baixa pressão no oceano e entrada de alta pressão a oeste) intensificam as rajadas de vento que podem ficar entre 80 a 100 km/h, na faixa leste do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, entre a noite de segunda e a manhã de terça-feira (26).

Nesta segunda a instabilidade ganhar força e provoca tempestades no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e sul do Paraná. Ao longo da terça, o ciclone ganhará ainda mais força, contudo, estará em alto mar. Neste dia, na faixa leste de toda a Região Sul e também nos estados de São Paulo e do Rio de Janeiro, o tempo fica ventoso.

Enquanto o ciclone se desloca sobre o oceano, um sistema de alta pressão, com ar frio e seco, favorece a queda nas temperaturas, enquanto o sol volta a predominar em toda a Região Sul. Também neste dia, as temperaturas entram em declínio nos três estados do Sul, em Mato Grosso do Sul e leste da Região Sudeste.