Copel amplia frota de veículos elétricos, saiba o motivo

Repórter Jota Silva
Veículos elétricos. Foto: Cople

Protagonista no incentivo à eletromobilidade por meio de pesquisa, desenvolvimento e parcerias com startups, a Copel dá mais um passo em favor do transporte sustentável, com a substituição de mais 24 veículos leves por modelos elétricos que irão compor sua frota de uso diário.

A Companhia, que já possuía nove elétricos rodando no Paraná, agora passa a ter 17% dos automóveis administrativos movidos a eletricidade. Como parte da meta de neutralizar as emissões de carbono até 2030, a empresa objetiva chegar ao final desta década com a metade de seus automóveis abastecidos com energia elétrica.

O novo contrato de locação disponibiliza veículos Kwid E-Tech, da fabricante Renault, por um período de 36 meses, que a empresa passa utilizar em Cascavel, Curitiba, Londrina, Maringá, Paranaguá, Ponta Grossa, São José dos Pinhais, e nas usinas Governador Bento Munhoz da Rocha Netto (Foz do Areia), Ney Aminthas de Barros Braga (Segredo) e Gov. José Richa (Salto Caxias).

A Copel foi pioneira no uso de veículos elétricos e a partir de 2018 passou a estruturar a maior eletrovia do País, com 12 postos de recarga ao longo de 730 quilômetros da rodovia BR-277, ligando o extremo Leste ao extremo Oeste do Estado. Em 2021, a empresa lançou um programa de compartilhamento e locação de veículos elétricos para uso nas atividades corporativas, em parceria com a Renault do Brasil. No ano seguinte, novos eletropostos foram instalados em uma prova de conceito realizada por meio do programa de incentivo a startups Copel Volt.

O Paraná se destaca na adoção de veículos elétricos, ocupando a segunda posição no ranking nacional de veículos leves 100% elétricos, atrás apenas da frota de São Paulo, segundo a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). São 1.792 unidades da frota paranaense, que representam 11,72% da frota nacional de carros 100% elétricos.

GERAÇÃO SOLAR – O próximo passo da Copel será ampliar a geração fotovoltaica para o abastecimento da frota elétrica nas dependências da empresa. O carport instalado na sede da Companhia tem capacidade instalada de 12,5KWp e está em obras de ampliação para atingir a capacidade máxima prevista de 25KWp. Na sequência, os planos preveem a instalação de quatro novas unidades geradoras com 8KWp de capacidade, em Ponta Grossa, Londrina, Cascavel e na usina de Foz do Areia.

Jornalista | Registro Profissional: Nº 0012600/PR
Seguir:
O repórter Carlos Jota Silva possui uma trajetória diversificada na comunicação. Ele atuou como locutor em duas emissoras de rádio e foi diretor de comunicação na Associação do Jardim Alvorada, em Maringá, durante dois anos. Também atuou como assessor de imprensa parlamentar no gabinete do ex-vereador Doutor Jamal Fares. Jota é graduado em gerenciamento pelo Sebrae e foi representante comercial autorizado da SKY Brasil. Atualmente, ele se destaca como editor de áudio e vídeo, além de ser diretor geral e programador do site Saiba Já News, onde escreve artigos noticiosos. Nos anos 90, ainda na juventude, trabalhou como técnico eletrônico, uma profissão que herdou de seu pai. No início dos anos 2000, foi contratado como técnico autorizado para marcas como Sharp do Japão, Britânia, Gradiente, Philco e CCE. Sua paixão pela comunicação foi inspirada por seu pai, que nos anos 70 se dedicou à divulgação de anúncios e informações públicas e políticas em Santa Fé/PR e Alto Paraná/PR, utilizando autofalantes na praça, uma prática bastante comum na época.