Avança a instalação de canteiros da obra da ponte Guaratuba-Matinhos

Repórter Jota Silva
Repórter Jota Silva - Jornalista | Registro Profissional: Nº 0012600/PR
4 Lidos
DCIM100MEDIADJI_0375.JPG

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística, avança nos serviços da nova Ponte Guaratuba-Matinhos e seus acessos, no Litoral. Está em andamento desde 27 de outubro a instalação do canteiro industrial e do canteiro administrativo, ao lado do ferry boat, na margem de Guaratuba.

Eles contemplam várias etapas ambientais e de engenharia, que acontecem de forma simultânea, como a supressão vegetal e o manejo de fauna, tarefas que abrem os terrenos para construção dos canteiros.

Também está em andamento a instalação dos tapumes; a execução dos novos acessos aos portos 1 e 2; e a execução das sondagens mistas e a trado. De acordo com o assessor do diretor-presidente do DER/PR, Alexandre Castro Fernandes, engenheiro fiscal da obra, os trabalhos estão correndo dentro do prazo para que seja cumprido o cronograma estipulado até a entrega da ponte.

“A importância de respeitar as etapas está ligada diretamente ao cronograma da obra, como evitar atrasos com retrabalhos que impactam no resultado final do projeto. Estamos seguindo o plano para entregar dentro dos 24 meses”, destaca o engenheiro.

Fernandes explica, ainda, que as modificações realizadas no acesso de Guaratuba, no desembarque do ferry boat, foram necessárias para ampliar e melhorar a circulação de veículos, pedestres e ciclistas, pois o canteiro industrial interrompe o acesso ao porto 1. “Para não limitar o acesso aos dois portos criamos um desvio que vai contornar o canteiro e atender aos desembarques de forma segura e facilitada, principalmente na alta temporada”, revela.

Além disso, as sondagens mistas e a trado também se fazem necessárias para entender a resistência do terreno, com a coleta de amostras que indicam a profundidade e qualidade do subsolo. “Os resultados revelam ao projetista que calcula o tipo de pavimento e a espessura a ser utilizada para não comprometer a qualidade da obra”, explica o engenheiro fiscal.

Outra atividade em andamento é a construção do canteiro administrativo, para receber as equipes que vão operar a obra no dia a dia até a sua conclusão. Cerca de 50 empregos diretos e indiretos estão ocupados pelas equipes construtiva e administrativa, além de biólogos e engenheiros ambientais.

Na sequência, já estão programadas novas atividades que vão fazer parte da rotina do empreendimento, como a chegada das balsas de apoio e também dos maquinários para iniciar a concretagem das vigas que vão sustentar a ponte.

Compartilhe este artigo
Jornalista | Registro Profissional: Nº 0012600/PR
Seguir:
O repórter Carlos Jota Silva possui uma trajetória diversificada na comunicação. Ele atuou como locutor em duas emissoras de rádio e foi diretor de comunicação na Associação do Jardim Alvorada, em Maringá, durante dois anos. Também atuou como assessor de imprensa parlamentar no gabinete do ex-vereador Doutor Jamal Fares. Jota é graduado em gerenciamento pelo Sebrae e foi representante comercial autorizado da SKY Brasil. Atualmente, ele se destaca como editor de áudio e vídeo, além de ser diretor geral e programador do site Saiba Já News, onde escreve artigos noticiosos. Nos anos 90, ainda na juventude, trabalhou como técnico eletrônico, uma profissão que herdou de seu pai. No início dos anos 2000, foi contratado como técnico autorizado para marcas como Sharp do Japão, Britânia, Gradiente, Philco e CCE. Sua paixão pela comunicação foi inspirada por seu pai, que nos anos 70 se dedicou à divulgação de anúncios e informações públicas e políticas em Santa Fé/PR e Alto Paraná/PR, utilizando autofalantes na praça, uma prática bastante comum na época.