Temporais voltam atingir o Rio Grande do Sul; Nova formação de ciclone aponta no oceano

6 Lidos

De acordo com a MetSul Meteorologia, temporais atingem o Rio Grande do Sul desde a tarde de ontem e seguiam na madrugada desta terça-feira, 12 de setembro, no interior do estado. Houve danos em algumas localidades e a chuva é volumosa em pontos do Oeste e do Sul gaúcho, como antecipava a MetSul Meteorologia.

O mau tempo vem com chuva forte, muitos raios, vendaval e queda de granizo. A precipitação em 24 horas até 6h desta terça na estações do Instituto Nacional de Meteorologia no Rio Grande do Sul somaram 64 mm na cidade de Rio Grande e 61 mm em Jaguarão. Grande parte da Campanha e da fronteira com o Uruguai registrava ao redor dos 30 mm.

Na rede de monitoramento do Centro Nacional de Monitoramento de Desastres (Cemaden), os acumulados de chuva em 24 horas até 6h de hoje atingiam 69 mm em Rosário do Sul, 68 mm em Pedro Osório, 57 mm em Alegre, 46 mm em Arroio Grande e 41 mm em Canguçu.

Uma estação particular de cliente da MetSul em propriedade rural na divisa de Rio Grande com Santa Vitória do Palmar acusava 68 mm.

Houve ainda vento forte em diversas cidades. Os maiores registros nas estações oficiais foram de 81 km/h em Tramandaí, 79 km/h em Bagé e São Borja e 77 km/h em Dom Pedrito. Porto Alegre registrou rajadas de 76 km/h no Aeroporto Salgado Filho durante vendaval às 23h da segunda-feira.

Além da chuva e do vento, os temporais chegam com muitos raios em diversas cidades gaúchas. Em alguns pontos, as tempestades trazem também granizo. Houve relatos de granizo em várias cidades do Oeste e do Sul gaúcho no final da segunda e na madrugada desta terça as pedras de gelo caíram em Santa Maria.

A forte instabilidade é consequência de uma frente fria que começou a ingressar ontem pela fronteira com o Uruguai depois de ter causado fortes temporais com vento e granizo no país vizinho.

O sistema frontal se desloca lentamente e começa a alcançar o centro do estado na manhã desta terça.

PREVISÃO DO TEMPO

Frente fria avança mais nesta terça no Rio Grande do Sul e traz dia de muitas nuvens com chuva no Oeste, Centro e no Sul. Alerta-se para chuva localmente forte e com elevados volumes, além de temporais isolados de vento e granizo.

A frente não consegue romper hoje (terça-feira) o bloqueio do ar quente e áreas mais ao Norte do estado terão sol e nuvens e com calor.

Amanhã (quarta-feira), uma área de baixa pressão avança do Nordeste da Argentina e do Paraguai para o Rio Grande do Sul, onde se aprofunda, voltando a reforçar a chuva sobre o estado com pancadas localmente fortes a torrenciais em diversas regiões e elevado risco de temporais isolados com granizo e rajadas de vento forte.

Ciclone extratropical

Na quinta-feira e sexta-feira, o centro de baixa pressão migra para o Atlântico, onde se transforma em ciclone extratropical, e impulsiona uma frente fria com chuva e temporais isolados para Santa Catarina, Paraná, parte do Centro-Oeste e do Sudeste do Brasil.

Este ciclone mais perto da costa do Sul do Brasil impulsionará ar frio de trajetória continental para o Sul e o Centro-Oeste do Brasil com queda acentuada da temperatura a partir de um centro de alta pressão continental no Norte da Argentina.

A sua circulação de umidade será responsável por trazer chuva forte e volumosa ainda na quinta na Metade Leste gaúcha que terá uma quinta de chuva, vento e frio. Na sexta, o tempo vai estar melhor e o sol aparece no Rio Grande do Sul com o afastamento da instabilidade.

Ciclone extratropical | Saiba Já News
Novo ciclone começa a se formar no oceano. Fonte: Radar Simepar
  • Verão Maior Paraná 2024-2025
Compartilhe este artigo