Connect with us

Rede Municipal de Ensino

Maringá: Cadastro de alunos para 1º ano do fundamental 2024 encerra nesta quarta, 6

Published

on

Cadastro de alunos para 1º ano do fundamental 2024

O cadastro de alunos que ingressarão no 1º ano do ensino fundamental na rede municipal de ensino em 2024 encerra nesta quarta-feira, 6.

Os responsáveis pelas crianças que completam 6 anos até 31 de março de 2024 e que tenham interesse em matricular os filhos na rede municipal, devem comparecer a escola mais próxima da residência para cadastramento.

Cadastro de alunos já matriculados

Para os alunos já matriculados nos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) e que vão ingressar no primeiro ano, os cadastros serão realizados nas unidades em que as crianças estão matriculadas. Os pais e responsáveis já foram comunicados.

Saiba mais:

  • Ceasa de Maringá abrirá no 7 de setembro; Confira demais unidades do Paraná
  • Ambiente virtual: Prefeitura possibilita jornada educativa e tecnológica para alunos da rede municipal do 1º ao 5º ano

Rede Municipal de Ensino

Prazo para matrículas na rede municipal de ensino segue até 18 de novembro

Pais devem procurar a escola municipal indicada na carta de matrícula e apresentar a documentação necessária

Published

on

Para ingresso no CMEI, a equipe de cada unidade entrará em contato com os pais ou responsáveis para realizar o chamamento das crianças (Crédito: Fabio Reina / PMM)

A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), iniciou o período de novas matrículas para o ano letivo de 2025. O processo iniciou em agosto com o cadastramento das crianças que vão ingressar no primeiro ano do ensino fundamental. As matrículas para essas crianças cadastradas deverão ser realizadas até 18 de novembro. Os pais devem procurar a escola municipal indicada na carta de matrícula e apresentar a documentação necessária. 

Para ingresso nos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis), a equipe de cada unidade entrará em contato com os pais ou responsáveis para realizar o chamamento das crianças. O período de matrículas também será até 18 de novembro. As rematrículas da rede municipal de ensino foram realizadas durante o mês de outubro. 

Para as crianças não cadastradas e que vão ingressar no Centro Municipal de Educação Infantil ou no primeiro ano do ensino fundamental, os pais ou responsáveis devem procurar a unidade mais próxima da residência a partir de 25 de novembro deste ano e realizar o cadastro das crianças. Para as demais séries do ensino fundamental, do 2º ao 5º ano, as novas matrículas poderão ser feitas a partir de 21 de janeiro de 2025. Veja abaixo a lista de documentos necessários. 

Veja perguntas e respostas com informações sobre as matrículas:

Quais os prazos para matrículas para 2025?

Centro Municipal de Educação Infantil (CMEIs):

– Até 18 de novembro (Equipes dos Cmeis vão entrar em contato com os pais ou responsáveis).

1º ano do Ensino Fundamental:

– Crianças cadastradas: até 18 de novembro;

– Crianças não cadastradas: A partir de de janeiro de 2025, mas os pais devem procurar a escola mais próxima da residência a partir de 25 de novembro deste ano para realizar o cadastro das crianças  

2º ano até o 5º ano do Ensino Fundamental:

– Matrículas serão a partir de 21 janeiro de 2024;

Qual a documentação necessária?

Documentos para matrícula:

– Certidão de Nascimento (original e cópia);

– Atestado de Vacina (original e cópia) emitido na Unidade Básica de Saúde mais próxima;

– Cartão Nacional de Saúde (SUS) Saúde Maringá (original e cópia);

– RG e CPF do responsável pela criança (original e cópia);

– Comprovante de residência, de preferência fatura de energia elétrica (original e cópia). Caso o responsável não tenha fatura em seu nome, apresentar comprovante complementar de endereço;

– Em casos de transferências, apresentar Histórico Escolar.

Documentos para a lista de espera:

– Cartão Nacional de Saúde (SUS) Saúde Maringá;

– Certidão de Nascimento;

– Comprovante de residência, de preferência fatura de energia elétrica (original e cópia). Caso o responsável não tenha fatura em seu nome, apresentar comprovante complementar de endereço.

Onde os pais ou responsáveis devem realizar as matrículas? 

Para ingresso no Cmei, os pais ou responsáveis serão comunicados sobre o local de matrícula. 

Para o primeiro ano do ensino fundamental, os pais devem procurar a escola municipal indicada na carta de matrícula recebida. As matrículas podem ser realizadas durante a semana, entre segunda e sexta-feira, no horário de atendimento das secretarias, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h, com a documentação.  

E se a família deseja fazer a matrícula em uma escola diferente da indicada na carta?

A orientação é que os pais ou responsáveis realizem a matrícula na escola indicada na carta. Após 25 de novembro, quando começa o prazo para cadastro na lista de espera, os pais podem procurar a escola que desejam realizar a matrícula e colocar o nome da criança na lista de espera. Dessa forma, a vaga é garantida na rede municipal.  

Como as vagas são distribuídas? 

Para a distribuição das vagas é utilizado o georreferenciamento. Com a ferramenta, a Secretaria de Educação direciona a matrícula para a escola mais próxima do endereço informado pela família no ato da matrícula.

Como fazer a matrícula na EJA?

As matrículas para ingresso na Educação de Jovens e Adultos (EJA) ficam abertas durante o ano todo. Para matrícula na EJA, os interessados podem procurar a escola mais próxima ou entrar em contato pelo telefone: (44) 3221-6949.

Podem se matricular pessoas acima dos 15 anos que ainda não tenham concluído o ensino fundamental do 1º ao 5° ano. Cada etapa tem a duração, em média, de um semestre. No entanto, o tempo pode variar de acordo com o desempenho do aluno.

Continue Reading

Rede Municipal de Ensino

Ambiente virtual: Prefeitura possibilita jornada educativa e tecnológica para alunos da rede municipal do 1º ao 5º ano

Published

on

Prefeitura possibilita jornada educativa e tecnológica para alunos da rede municipal com ambiente virtual

Os alunos da rede municipal de ensino de Maringá têm acesso a uma experiência educativa e tecnológica, seja na escola ou em casa. O Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), um avanço proporcionado pela gestão municipal para os estudantes e professores, proporcionou a criação de um espaço interativo e seguro na educação. Com a plataforma, as crianças desenvolvem atividades propostas pelos professores e têm acesso, de qualquer lugar, a diversos recursos, como livros, revistas, desenhos infantis e jogos.

  • Semana começa com 14,5 mil vagas de emprego disponíveis nas Agências do Trabalhador do Paraná

A plataforma de ambiente virtual é utilizada pelos alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental e alia aprendizado e diversão. Além dos recursos que podem ser acessados em casa, há atividades propostas pelos professores como trabalhos, redações e jogos relacionados aos conteúdos. A ferramenta também é fundamental para a equipe da unidade escolar, que pode acompanhar o desempenho dos alunos, potencializar habilidades e trabalhar na superação de desafios pedagógicos. 

Ambiente virtual — ferramenta

A secretária de Educação, Nayara Caruzzo, explica que a ferramenta é um ambiente seguro e que deve ser utilizado não apenas na unidade escolar, mas também em casa. “O ambiente virtual é fundamental para revisões, retomada de conteúdos e introdução à tecnologia, tudo conectado à Base Nacional Comum Curricular. No entanto, também é um ambiente seguro fora da internet, em que as crianças podem acessar jogos, livros e atividades lúdicas sem nenhum risco de exposição a propagandas ou outros conteúdos nocivos.”

Cada aluno matriculado na rede municipal do 1º ao 5º ano tem um login e senha (clique aqui para acessar a plataforma). Os pais ou responsáveis também podem solicitar o acesso. Na plataforma, além das ferramentas disponíveis, os professores também podem solicitar atividades gerais para a turma ou de forma individual, de acordo com a necessidade de cada aluno.

Além da implantação do Ambiente Virtual de Aprendizado, a gestão municipal investe em diversas iniciativas para garantir uma educação com foco na tecnologia. Conectada à inovação, a Prefeitura de Maringá já adquiriu, desde 2017, mais de 5,1 mil notebooks e 3,8 mil tablets para professores, alunos, escolas e CMEIs. São 3,3 mil notebooks apenas para os professores, o que reforça o compromisso da gestão com a valorização dos servidores.

Continue Reading

Destaques