A Prefeitura de Sarandi, por meio da Vigilância Sanitária, desenvolve ações contínuas de conscientização e prevenção de acidentes com escorpiões. Os cuidados se tornam ainda mais importantes em agosto, período de reprodução de escorpiões. Neste ano, até o mês de julho, foram registrados 30 casos de picadas de escorpiões, nenhum com sintomas mais graves. Contudo, cuidados devem permanecer rigorosos.
Agentes da Vigilância Sanitária realizam trabalhos rotineiros de orientação e podem ser acionados sobre cuidados a serem tomados. Nesse caso, equipe se desloca até o local solicitado e faz os procedimentos necessários, o que pode incluir a captura do animal. Centros de ensino da rede municipal são vistoriados regularmente e nesse período as ações se intensificam com medida de prevenção.
- Campanha para prevenção de acidentes com escorpiões é lançada em Maringá
Em caso de acidentes, a equipe recebe da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) a ficha da notificação do caso. Em seguida, se estabelece contato com a vítima, a fim de acompanhar a recuperação e oferecer orientações sobre os cuidados necessários. Caso solicitado, a equipe se desloca até a residência onde ocorreu o acidente para identificar se há mais escorpiões no local.
Período de reprodução de escorpiões
Além mais ativos no período de reprodução de escorpiões, as fêmeas apresentam um aumento na concentração de veneno, potencializando as chances de casos mais graves. O cuidado com crianças deve ser ainda maior. Isso porque a relação entre o peso do corpo e a potência do veneno aumentam as chances de agravamento do caso. Além disso, pessoas idosas também são um público vulnerável por conta do sistema imunológico mais frágil
Evitar o acúmulo de lixo e entulhos em terrenos e quintais é de extrema importância. “Medida importante de prevenção que as pessoas podem adotar, não só para prevenir a eventual ocorrência do escorpião, como de outros insetos e animais, é manter a casa e o quintal limpos, sem acúmulo de lixo que pode favorecer o abrigamento e a reprodução”, afirma a diretora do departamento de Vigilância Sanitária, Alzira Cristina Bertelli.
Saiba também:
- Para incentivar descarte correto, Prefeitura promove programas Moeda Verde, Óleo Zero e Maringá Recicla neste sábado, 12
- Porto de Paranaguá recebe 20 viaturas blindadas do Exército fabricadas nos EUA
- Exportações do Paraná alcançam US$ 14,4 bilhões entre janeiro e julho, alta de 13,3%
- Governo amplia vagas dos concursos de cadetes da PM e dos Bombeiros de 50 para 73