A NASA confirmou que uma nova tentativa de lançamento da missão Artemis I ocorrerá na madrugada do dia 14 de novembro. O foguete deve voltar para a plataforma de lançamento ainda nesta sexta-feira, dia 4.

De acordo com informações do portal The Verge, um lançamento noturno significa menor visibilidade e representantes da NASA disseram que prefeririam um lançamento à luz do dia. No entanto, a equipe estava confiante de que um lançamento noturno poderia ser feito com segurança e atender a todos os requisitos da missão.

A reportagem relata ainda que há preocupações sobre a vida útil dos propulsores de foguetes, pois as juntas que conectam os segmentos do propulsor duram apenas um certo tempo após o empilhamento. “Os boosters foram originalmente certificados para durar 12 meses após o empilhamento, um cronograma que expirou em janeiro de 2022, mas sua vida útil foi estendida para 23 meses, com a primeira parte expirando em 9 de dezembro. Se o foguete não for lançado antes dessa data, a agência terá que realizar outra avaliação para ver se as peças ainda estão boas para uso”.

Caso ocorra um novo problema com a data proposta de 14 de novembro, as datas de 16 e 19 de novembro já estariam em “stand-by”.