Aeronaves continuam nesta quarta-feira, 05, as buscas ao avião desaparecido no litoral do Paraná.
O avião monomotor, aeronave de pequeno porte, com dois servidores a bordo, saiu nesta segunda-feira (3) de Umuarama com destino ao litoral, mas sumiu do radar na altura da Serra do Mar e não chegou em Paranaguá.
Ainda na segunda foram realizadas buscas, em apoio ao Cindacta, com os helicópteros Falcão 12 (BPMOA) e Resgate 04 (Casa Militar), mas nada foi localizado. Em algumas regiões não foi possível realizar a busca em virtude do mal tempo.
O avião teria desaparecido do radar as 10h14min, na região da Limeira, atrás da Serra da Prata, Guaratuba-PR. As buscas foram retomadas nesta terça-feira (4) e empregadas em quadrantes: um helicóptero Black Hawk e um avião pelicano do Salvaero (FAB), um helicóptero da Casa Militar do Governo do Paraná (Resgate 04) e dois helicópteros do BPMOA (Falcão 12 e 13, equipados com infrared). Pelo Corpo de Bombeiros, 16 militares fizeram buscas por terra.
Ainda no fim da manhã desta terça-feira foi autorizado o deslocamento de mais duas aeronaves do BPMOA para o local. Elas contam com infravermelho, que pode ajudar nas buscas.
Militares do 8° Grupamento de Bombeiros também foram levados por um helicóptero do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA) para o cume da Serra da Prata para utilizarem um drone para verificar o local de perto.
Imagens das buscas ao avião desaparecido feitas pelo BPMOA na manhã desta quarta:
A Casa Militar do Governo do Paraná está em contato direto com autoridades da FAB e do Cindacta, que estão coordenando as buscas aéreas, para apoiar as operações.
As buscas por terra ao avião desaparecido na Serra da Prata, no Litoral do Paraná, foram intensificadas nesta quarta-feira. A equipe comandada pelo Corpo de Bombeiros reúne 50 pessoas, entre bombeiros militares e voluntários.
Também estão sendo utilizados drones militares no intuito de garantir uma melhor visualização de algumas regiões. O patrulhamento aéreo, sob responsabilidade do Salvaero, da Força Aérea Brasileira (FAB), conta novamente com apoio de aeronaves da Casa Militar e do BPMOA.
As buscas terrestres do Corpo de Bombeiros se prolongaram pelo dia todo. Foi percorrida a localização da Estrada do Limeira, na Serra da Prata, e pontos próximos no intuito de localizar a aeronave desaparecida, mas nada foi encontrado. Também foram coletadas informações de moradores da região, o que vai subsidiar novas ações.
As buscas aéreas realizadas pela FAB, que comanda a operação, pelo BPMOA e pela Casa Militar, com um total de cinco aeronaves empregadas, também se prolongaram ao longo de toda a tarde.
Para esta quarta-feira será montado um Posto de Comando mais próximo à região de Limeira, com utilização de novo efetivo terrestre e mais drones para melhorar a visualização do local, que é de difícil acesso e de mata fechada.
Informação mais completas foram concedidas em entrevista coletiva pelo comandante do Corpo de Bombeiros do Litoral, major Fabrício Frazatto dos Santos, nesta terça, 04 de julho. Segue o áudio:



