Ucrânia: Forças russas estão prestes a capturar a estratégica cidade de Bakhmut em Donbass

Repórter Jota Silva
Cidade de Bakhmut/Artemovsk, em Donbass, na Ucrânia.

Há cerca de dois meses, as tropas ucranianas foram colocadas em um cerco operacional pelos russos na cidade de Bakhmut/Artemovsk, em Donbass.

Desde então, muitos milhares de soldados de ambos os lados perderam suas vidas no que tem sido considerado uma das batalhas mais duras desde a Segunda Guerra Mundial.

Embora as autoridades dos EUA e do Reino Unido tenham, ultimamente, tentado minimizar a importância estratégica cidade de Bakhmut, o presidente ucraniano Zelensky afirmou que uma derrota em Bakhmut significaria um caminho aberto para forças russas para atacar outras cidades importantes no leste da Ucrânia.

Quanto ao valor simbólico de Bakhmut, Zelensky o chamou de ‘a fortaleza de nosso moral’, então é compreensível que ele e seus generais tenham escolhido defendê-lo até o fim, em vez de recuar suas tropas sobrecarregadas enquanto ainda podiam. Mas ‘o fim’ parece estar próximo.”

No final de março, as tropas russas controlavam 70% de Bakhmut/Artemovsk. Durante estes últimos 59 dias, independentemente dos incontáveis ​​bilhões em apoio militar dos EUA e da Europa Ocidental, os empreiteiros militares privados ‘Wagner’ e as Forças da Federação Russa têm atacado lenta mas irresistivelmente do norte, leste e sul da cidade.

Com poder de fogo esmagador, os russos continuaram sua guerra de desgaste, empurrando os ucranianos para o oeste, enquanto a lasca sob o controle de Kiev diminuía a cada dia, até agora eles controlam menos de 1% do território da cidade, ou o equivalente a menos da metade uma milha quadrada.

“Bakhmut caiu!”, disse o assustado soldado ucraniano em retirada que se tornou viral nos canais russos do Telegram.

O chefe do Wagner PMC, Prigozin, que nunca viu o mundo com óculos cor de rosa, afirmou que ainda não era o caso e que ainda há um último bolsão de resistência.

Eugeny Prigozin : “Cerca de 0,6 quilômetros quadrados do território de Bakhmut permaneceu sob o controle das Forças Armadas da Ucrânia. As lutas continuam. O inimigo está levantando reservas. O PMC ‘Wagner’ está perto de cumprir a tarefa – controle total sobre Bakhmut.”

A última fortaleza de Kiev.

Mesmo com a vitória iminente em Bakhmut, ainda há muito a ser feito no processo de recuperação do Donbass – para começar, as tropas ucranianas tiveram algum sucesso nos flancos da principal força de ataque, tanto no norte quanto no sul do futuro -ser Artemovsk.

Mas assim que esta batalha termina, cidades como Kramatorsk e Slovyansk ficam ao alcance do fogo de artilharia, abrindo um novo capítulo na Guerra no Donbass.