Connect with us

Câmara de Maringá

Câmara de Maringá: Terça-feira (04/04) será votada a instituição do Dia Municipal de Conscientização sobre as Doenças de Origem Genética que Acometem a Visão

Published

on

Na próxima terça-feira, dia 4 de abril, será votado um projeto de lei inovador na Câmara de Vereadores de Maringá. O Projeto de Lei nº 16542/2022 propõe a instituição do Dia Municipal de Conscientização sobre as Doenças de Origem Genética que Acometem a Visão, a ser celebrado anualmente no dia 20 de maio, integrando o Calendário Oficial do Município. Essa iniciativa pioneira no Brasil visa estimular políticas públicas para as pessoas afetadas por doenças oculares raras e desencadear um processo de mudança no panorama geral da saúde pública no país.

O projeto de lei define como doenças genéticas da visão aquelas causadas por alterações no DNA nuclear ou mitocondrial das células humanas que provocam baixa visão ou cegueira. As doenças podem ser divididas em duas categorias principais: as que afetam o nervo óptico, conhecidas como neuropatias ópticas hereditárias, e aquelas que afetam as diferentes partes dos olhos, como a retina e a córnea. O objetivo principal do projeto é tirar essas pessoas dessa condição de invisibilidade. O projeto cita nove patologias raras que são difíceis de diagnosticar e caras.

Para alcançar seus objetivos, o projeto visa envolver a comunidade acadêmica e fomentar a pesquisa dessas doenças no Brasil. Além disso, pretende reintegrar pessoas que receberam o diagnóstico dessas doenças de volta à vida social e ao mercado de trabalho, buscando combater o isolamento e os quadros depressivos que muitas vezes resultam dessas condições. O projeto é um passo importante para trazer tratamentos atualizados para essas pessoas, que até então estavam esquecidas pelo sistema público de saúde.

Estará presente na sessão Pedro Mendes Ferreira Neto, Vice-Presidente do Instituto LHON Reconvexo, uma entidade que representa e auxilia pacientes com Neuropatia Óptica Hereditária de Leber, estará presente na sessão. Pedro é um servidor público, advogado, membro da Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência da OAB/Maringá, rotariano e ativista da causa das doenças oculares raras.

Também foram convidadas escolas com alunos que possuem deficiências visuais e Gilce Cortes, paratleta do ciclismo que representa o Brasil na seleção brasileira da modalidade. Gilce tem uma doença ocular rara e é um símbolo de perseverança para as pessoas que enfrentam essa condição.

O projeto de lei é um passo importante para promover a conscientização sobre as doenças oculares raras e buscar soluções para as pessoas que sofrem com essas condições.

Câmara de Maringá

Câmara agenda sessões extraordinárias para sexta-feira e sábado

Published

on

Câmara Municipal de Maringá -Sessão Ordinária - 12-12-2024

A Câmara Municipal de Maringá realizará, amanhã (13) e sábado (14), sessões extraordinárias para esgotar a pauta de projetos do ano, antes do encerramento do período legislativo e da atual legislatura. Ambas sessões começarão às 9h30, no plenário Ulisses Bruder.

Nesta quinta-feira (12), em sessão ordinária, os vereadores analisaram 27 projetos e 22 requerimentos, incluindo uma hora de prorrogação do tempo definido pelo Regimento Interno. Confira no site oficial da Câmara Municipal de Maringá.

Continue Reading

Câmara de Maringá

Vereadores de Maringá: Sai Bacurau e entra Urso, é a dança das cadeiras

Urso disputou as eleições municipais de 2020 para a Câmara de Vereadores, alcançando 90 votos, e ficou na suplência do então vereador Flávio Mantovani

Published

on

Chrystian Ronaldo Silva, conhecido como Urso (Rede Sustentabilidade), assume a função de vereador

Em Sessão Ordinária realizada nesta terça-feira (12) na Câmara Municipal de Maringá, Chrystian Ronaldo Silva, conhecido como Urso (Rede Sustentabilidade), assumiu a função de vereador. Ele ocupa a vaga deixada por Adriano da Silva Oliveira, o Bacurau, afastado por infidelidade partidária. O mandato de Urso se estende até o fim da atual Legislatura, em 31 de dezembro de 2024.

Urso disputou as eleições municipais de 2020 para a Câmara de Vereadores, alcançando 90 votos, e ficou na suplência do então vereador Flávio Mantovani, cujo mandato foi cassado em 2022 também por infidelidade partidária. Na época, a Câmara solicitou a lista de suplentes ao juízo eleitoral competente, que apontou Bacurau como primeiro suplente.

No entanto, ao ser diplomado em 2022, Bacurau já havia migrado para o PSDB, deixando a Rede Sustentabilidade, partido pelo qual concorreu em 2020. Urso então entrou com uma ação judicial, alegando que a vaga pertence ao partido, e solicitando o afastamento de Bacurau por infidelidade partidária.

A decisão do Acórdão nº 65.179, proferida na sessão de julgamento em 22 de outubro de 2024, nos autos da Ação de Justificação de Desfiliação Partidária/Perda de Cargo Eletivo nº 0600581-73.2024.6.16.0000, determinou a posse de Urso na vaga de Bacurau.

Sessão Ordinária 12/11/2024

Imagens

Câmara de Maringá empossa Chrystian Ronaldo Silva (Urso) como vereador
Mandato de Urso se estende até o fim da atual Legislatura, em 31 de dezembro de 2024

Continue Reading

Câmara de Maringá

Neta do prefeito eleito assume como chefe de gabinete

Bianca Miquelissa da Silva assume como chefe de gabinete do vereador eleito Luiz Neto

Published

on

Prefeito eleito Silvio Barros, sua neta, Bianca, a vice-prefeita eleita Sandra Jacovós e Luiz Neto

Maringá terá uma nova figura central no legislativo municipal. Bianca Miquelissa da Silva, neta do prefeito eleito Silvio Barros II (PP), assumirá o cargo de chefe de gabinete do vereador eleito Luiz Neto (AGIR).

A indicação de Bianca, que atuou na campanha de Luiz Neto, foi confirmada pelo próprio Luiz para a redação do portal Saiba Já News. Sua nomeação para o cargo de maior confiança demonstra a importância da família Barros na nova legislatura da Câmara de Vereadores.

Com a experiência adquirida na campanha de Luiz Neto, Bianca chega à Câmara de Maringá com o desafio de coordenar as ações do gabinete e auxiliar nas decisões que impactarão diretamente a vida dos maringaenses.

A escolha de Bianca Miquelissa da Silva para o cargo de chefe de gabinete reforça a tradição familiar na política maringaense e abre um novo capítulo na história da cidade. A expectativa é que a nova personagem política traga novas ideias e projetos para o desenvolvimento de Maringá.

Continue Reading

Destaques