Maringá: Prefeitura lança nova etapa do ′Rio Limpo′ e projeto sobre descarte correto de escovas na quarta-feira, 22

Repórter Jota Silva
O município vai lançar a nova etapa do programa Rio Limpo, que intensifica o monitoramento da qualidade da água dos córregos urbanos. Foto: Rafael Macri / PMM

Comprometida com o desenvolvimento sustentável e a preservação dos recursos hídricos, a Prefeitura de Maringá preparou programação especial nesta quarta-feira, 22, Dia Mundial da Água. O município vai lançar a nova etapa do programa Rio Limpo, que intensifica o monitoramento da qualidade da água dos córregos urbanos, e firmar parceria para o projeto Ecoponto Insight, voltado para conscientização da população sobre o descarte correto de escovas de dentes usadas. 

A solenidade de abertura da programação será às 10h30, no Auditório Hélio Moreira, e  contará com a presença do prefeito Ulisses Maia e prefeitos da região, além do secretário do Desenvolvimento Sustentável do Paraná, Valdemar Bernardo Jorge. Durante a cerimônia de abertura, os prefeitos vão realizar a assinatura do Manifesto pelos Rios em defesa da proteção dos córregos urbanos. Confira a programação completa abaixo.  

No evento, também serão apresentados os resultados da primeira etapa do programa Rio Limpo, realizada pelo Instituto Ambiental de Maringá (IAM) na bacia do Ribeirão Bandeirantes. Nesta nova etapa, o programa será realizado na bacia do Ribeirão Maringá e as vistorias vão começar no córrego Mandacaru. “O Rio Limpo é fundamental para intensificarmos as políticas públicas de preservação e também para o mapeamento dos nossos córregos”, afirma a diretora-presidente do IAM, Juliane Kerkhoff, 

A Prefeitura de Maringá, em parceria com a Insight Odonto, empresa júnior de odontologia da Universidade Estadual de Maringá (UEM), também vai realizar o lançamento do Ecoponto Insight. Com a iniciativa, serão instalados 50 ecopontos em Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e clínicas particulares para descarte adequado de escovas de dente. 

“Muitas pessoas realizam o descarte das escovas de forma incorreta, no lixo orgânico, quando na verdade são recicláveis”, diz o secretário de Limpeza Urbana, Paulo Gustavo Ribas. Ele explica que as escovas recolhidas serão transformadas em madeira ecológica por meio de um projeto com a Incubadora Tecnológica de Maringá. 

A programação para o Dia Mundial da Água vai reunir outras atividades como a instalação de lixeiras e novos Retentores de Impureza de Águas Pluviais (Riaps) e o plantio de mudas de árvores. Confira a programação completa:

  • 10h30 – Lançamento da 2ª etapa do Programa Municipal Rio Limpo, do projeto Ecoponto Insight e assinatura do Manifesto pelos Rios. 
  • Local: Auditório Hélio Moreira.
  • 14h – Instalação de novas lixeiras e de Retentores de Impureza de Águas Pluviais (Riaps) e pintura ilustrativa em bocas de lobo do projeto “O Rio Começa Aqui′.
  • Local: Entorno da Catedral.
  • 15h – Apresentação do 1º Pomar Urbano e Composteira. 
  • Local: Escola Municipal Geraldo Altoé.
  • 16h – Plantio de 50 mudas de árvores na Av. Nildo Ribeiro da Rocha (rotatória Av. Carlos Borges).
  • 16h30 – Instalação de placa Maringá Cidade Árvore do Mundo na Av. Nildo Ribeiro da Rocha (rotatória Av. Carlos Borges).

Saiba mais:

Compartilhe este artigo
Jornalista | Registro Profissional: Nº 0012600/PR
Seguir:
O repórter Carlos Jota Silva possui uma trajetória diversificada na comunicação. Ele atuou como locutor em duas emissoras de rádio e foi diretor de comunicação na Associação do Jardim Alvorada, em Maringá, durante dois anos. Também atuou como assessor de imprensa parlamentar no gabinete do ex-vereador Doutor Jamal Fares. Jota é graduado em gerenciamento pelo Sebrae e foi representante comercial autorizado da SKY Brasil. Atualmente, ele se destaca como editor de áudio e vídeo, além de ser diretor geral e programador do site Saiba Já News, onde escreve artigos noticiosos. Nos anos 90, ainda na juventude, trabalhou como técnico eletrônico, uma profissão que herdou de seu pai. No início dos anos 2000, foi contratado como técnico autorizado para marcas como Sharp do Japão, Britânia, Gradiente, Philco e CCE. Sua paixão pela comunicação foi inspirada por seu pai, que nos anos 70 se dedicou à divulgação de anúncios e informações públicas e políticas em Santa Fé/PR e Alto Paraná/PR, utilizando autofalantes na praça, uma prática bastante comum na época.