A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Assistência Social, Política sobre Drogas e Pessoa Idosa (SAS), promoveu nesta segunda-feira, 22, um Almoço de Natal para pessoas em situação de rua. A ação proporcionou um momento de acolhimento, festividade e convivência para 80 pessoas, que foram recepcionadas com um churrasco no Centro Pop, localizado na Vila Progresso.
O cardápio servido contou com churrasco de carne bovina, frango e linguiça, além de arroz, feijão, farofa, salada e refrigerante. Também foram realizadas atividades como palco aberto para apresentações musicais e distribuição de kits de higiene aos participantes.
“É um momento de interação, integração e inclusão social, voltado às pessoas em situação de rua. Estamos com toda a nossa equipe técnica realizando esse almoço especial e, ao longo do dia, promovendo atividades como escuta ativa e música, levando carinho e respeito para quem tanto precisa”, ressaltou o secretário de Assistência Social, Política sobre Drogas e Pessoa Idosa, Leandro Bravin.
O diretor do Centro Pop, Sidimar Ramos, destacou que o Almoço de Natal reforça o sentimento de pertencimento das pessoas atendidas pela unidade. “Ações como essa mostram que o Centro Pop é um espaço de acolhimento e cuidado, especialmente neste período de festas”, afirmou. Ele também ressaltou a importância do empenho da equipe, das parcerias e das doações da comunidade para a realização do almoço. “Sem o apoio da população e o trabalho dedicado da nossa equipe, esse momento não seria tão especial”, completou.
“Trabalho há décadas com a população em situação de rua e quero cumprimentar a Secretaria de Assistência Social e, especialmente, o Centro Pop, que se mobilizou por vários dias para tornar esse momento possível e fazer essa festa para vocês. Toda a equipe trabalhou com carinho e comprometimento em uma ação feita com muito amor”, afirmou a vereadora Professora Ana Lúcia.
Maria*, que frequenta o Centro Pop há cerca de cinco meses, viveu a celebração com esperança ao lado do companheiro. “Estou muito feliz com esse dia. Estamos tentando reconstruir a nossa vida para casar. Meu desejo é me recuperar para estar com a minha filha e, quem sabe, ter mais um filho”, contou.
“Atrás de cada semblante e de cada sorriso, o maior sonho é estar em família neste período de celebração. Os sonhos gritam e, às vezes, a gente acaba se sufocando nos vícios, mas acredito que momentos como esse fazem com que todos nós nos sintamos abraçados, e isso é fundamental”, afirmou João*, que vive em situação de rua há um mês.
Para ele, mais do que união, é preciso unidade. “Hoje eu vejo o quanto o Centro Pop é importante, especialmente para nós, pessoas em situação de rua. Não basta estarmos unidos, precisamos ser uma unidade para enfrentar a situação de rua e o vício. Acredito que ainda vamos nos ver em condições melhores, com sobriedade e dignidade, sentados em família e celebrando a alegria. Quero ser não quem eu fui antes, mas alguém muito melhor”, enfatizou.
*Os nomes são fictícios para preservação da identidade dos atendidos no Centro Pop.
Fotos







