A Prefeitura de Maringá, por meio das secretarias de Saúde e de Obras Públicas, entregou nesta segunda-feira, 22, as obras de reforma e modernização da Unidade Básica de Saúde (UBS) Vila Operária. Com investimento de R$ 1.073.682,84, a unidade foi ampliada, com substituição completa da infraestrutura, novo piso e modernização das instalações hidráulicas e elétricas, garantindo mais conforto e segurança para os pacientes e servidores. Durante o evento, também foi entregue um ônibus novo, modelo Volare 2025/2026, adquirido com recursos próprios do município, que será utilizado no apoio às ações da rede pública de saúde.
A UBS, denominada Pioneiro Antônio Lourenço da Cunha, conforme a Lei Municipal nº 11.945/2025, está localizada na Praça Regente Feijó. Os atendimentos à comunidade no prédio reformado foram retomados nesta segunda-feira.
“É um momento de entrega para a comunidade. Estamos devolvendo um espaço para a população, que recebe agora uma estrutura ainda melhor. Nossa obrigação é entregar equipamentos de qualidade, como é o caso da UBS da Vila Operária”, afirmou o prefeito Silvio Barros. Ele destacou os avanços realizados neste ano na área da saúde, como a ampliação do número de procedimentos especializados e a redução da demanda reprimida por atendimentos. Somente neste ano, foram realizados mais de 280 mil procedimentos, entre consultas, exames e cirurgias.
Durante o evento, reforçando os investimentos na área da saúde realizados ao longo do ano, o prefeito também entregou um ônibus novo para o atendimento de pacientes. “Estamos adquirindo vários ônibus para atender pacientes que precisam do transporte oferecido pelo município, não apenas aqueles que viajam para outras cidades, mas também para deslocamentos dentro da cidade”, afirmou o prefeito Silvio Barros.
Com a reforma, a UBS passou a contar com salas para coleta, vacinação, curativos, lavagem e descontaminação, inalação, farmácia e recepção com ampla sala de espera, além de consultório pediátrico, outros três consultórios, sala de acolhimento, enfermagem, psicologia e um amplo consultório odontológico. A UBS também dispõe de sala de coleta e atendimento ginecológico e obstétrico, bem como áreas técnicas, como cinco banheiros, copa, vestiários masculino e feminino, setor administrativo, sala de esterilização, depósito de materiais médico-hospitalares e sala destinada aos agentes comunitários de saúde.
O secretário de Saúde, Antônio Carlos Nardi, destacou que a entrega da UBS representa o compromisso do município com a qualidade do atendimento à população. “Gestão de resultados se faz com números de atendimentos. São ações estruturantes que, de fato, fazem a diferença e nos colocam na responsabilidade de prestar contas à comunidade, justamente na véspera de Natal, entregando uma UBS, entregando um ônibus e podendo afirmar que ampliamos os coeficientes e indicadores da saúde no município de Maringá, garantindo mais qualidade, segurança para os nossos motoristas e dignidade para os pacientes”, afirmou.
O secretário de Obras Públicas, Artur Tunes, destacou o trabalho integrado e os resultados alcançados ao longo do ano, ressaltando a formação de uma equipe técnica comprometida e qualificada. “Não era apenas inaugurar, mas melhorar o funcionamento da unidade e garantir espaços adequados para receber as pessoas com respeito”, afirmou.
O vereador Sidnei Telles ressaltou a importância da entrega para a comunidade. “Saúde se faz com gente, cuidando e atendendo outras pessoas. A administração está dando um exemplo de que vai continuar cuidando bem dessa população.” O deputado federal Ricardo Barros também parabenizou o município pela nova estrutura de saúde. “Maringá tem realmente uma estrutura de saúde muito boa. Temos trazido emendas, entregamos novas ambulâncias recentemente e recursos para manutenção das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e para a construção de novas UPAs, que vão melhorar o atendimento da população”, disse.
Sobre o homenageado – A Unidade Básica de Saúde homenageia o pioneiro Antônio Lourenço, falecido em 2016. Ele chegou ao distrito de Floriano em 1960 e, em 1963, mudou-se com a família para a Vila Operária. Antônio foi lavrador e, aos 29 anos de idade, ingressou na Prefeitura de Maringá como roçador e ajudante de caminhão. Posteriormente, foi transferido para a Guarda Civil Municipal, onde trabalhou como guarda patrimonial até se aposentar, em 1994.
Neto do pioneiro Antônio Lourenço da Cunha, que dá nome à UBS Vila Operária, o vereador Ítalo Maroneze agradeceu a homenagem e ressaltou a importância de reconhecer o papel dos pioneiros na construção da cidade. “O trabalhador simples também precisa ser lembrado, e esse é o caso do meu avô. Esta é uma homenagem a alguém que marcou a história e a vida de muita gente, com simplicidade, valores e dedicação”, afirmou. Também participaram da solenidade outros familiares do homenageado, como a esposa Cecília Fernandes de Morais Cunha, além dos filhos Maria Alice, Maria Helena, Maria Aurora, Terezinha de Fátima da Cunha Ramalho, José Edézio da Cunha e Hosana da Cunha.
Presenças – Também participaram da cerimônia de entrega da UBS, a vice-prefeita Sandra Jacovós; a primeira-dama e presidente do Pra Somar, Bernadete Barros; secretários municipais; os vereadores Luiz Neto, Júnior Bravin e William Gentil; o diretor da UBS Vila Operária, Donald Fernandes; o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Aparecido da Silva Castro; o chefe regional da Casa Civil, Doutor Batista; o superintendente do Hospital e Maternidade Santa Casa, José Pereira; a presidente do Sismmar, Iraídes Baptistoni; entre outras autoridades e representantes da sociedade civil organizada.
Fotos















