Prefeitura segue com vagas abertas para programa que oferece bolsa financeira para jovens e adolescentes desenvolverem atividades de cidadania

Programa Agentes da Cidadania concede bolsa mensal de R$ 400 e amplia oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional

Carlos Jota Silva
Ao todo, 15 bolsas estão disponíveis para projetos nas áreas de cidadania, formação ou convivência. (Crédito: Arquivo/PMM)

A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Juventude, Cidadania e Migrantes (Sejuc), informa que ainda há vagas disponíveis para o programa Agentes da Cidadania. A iniciativa, promovida pelo Governo do Estado, concede bolsa mensal de R$ 400 para jovens de 14 a 24 anos em situação de vulnerabilidade social que desejam desenvolver projetos de impacto social e comunitário. O objetivo do programa é promover inclusão, incentivar a busca por conhecimento e ampliar oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional para a juventude maringaense.

Ao todo, 15 bolsas estão disponíveis para projetos nas áreas de cidadania, formação ou convivência. Os participantes devem cumprir 40 horas mensais, acompanhados por um profissional de referência. As atividades ocorrerão no Centro de Convivência ou em outros espaços comunitários. As inscrições são presenciais e devem ser realizadas no Centro da Juventude Antônio Paulo Pucca, localizado na Rua das Sibipirunas, 1523, Conjunto Habitacional Inocente Vilanova Júnior.

A secretária de Juventude, Cidadania e Migrantes, Sandra Franchini, destaca o impacto positivo da iniciativa. “Durante as atividades, os participantes aprendem habilidades técnicas e comportamentais, como resolução de problemas, criatividade, trabalho em equipe e liderança. São aprendizados que os participantes levarão para a vida.”

Um exemplo é Heikon Gabriel Morais Chagas, de 15 anos, que participa do programa há dez meses. Ele foi selecionado com o projeto “Ler e Transformar: Agentes na Biblioteca”, cujo objetivo é estimular o hábito da leitura entre os jovens da comunidade. Heikon frequenta o Centro de Convivência três vezes por semana, onde organiza e cataloga livros, cria cartazes e apresentações sobre obras literárias. Além disso, também participa de aulas de vôlei, informática e artesanato. “Gosto muito do programa porque, além de me dedicar à literatura, também aprendo sobre o mercado de trabalho. Tenho horários e responsabilidades a cumprir”, afirma. Atualmente, seis jovens participam do programa.

Como se inscrever

Para participar, os interessados devem apresentar um projeto e comprovar renda familiar per capita de até um salário mínimo. Candidatos menores de 18 anos precisam estar regularmente matriculados no sistema de ensino. A seleção será realizada por uma banca avaliadora, responsável por analisar os projetos inscritos.

Os jovens selecionados poderão atuar em projetos e oficinas de artes, violão, pilates, funcional, futsal masculino, vôlei misto, karatê e informática, participando do planejamento, supervisão ou execução das atividades.

Documentos para inscrição:

Adolescente (menor de 18 anos)

  • RG e CPF do adolescente e do responsável legal;
  • Comprovante de residência atualizado (até 90 dias);
  • Declaração de matrícula escolar atualizada;
  • Folha resumo do Cadastro Único;
  • Ficha de inscrição preenchida e Projeto de atuação (comparecer ao Centro da Juventude para orientação da equipe);
  • Cópia do cartão bancário. Conta poupança, obrigatoriamente, na Caixa Econômica Federal. A conta deve estar no nome do adolescente.

Jovem (de 18 a 24 anos)

  • RG e CPF;
  • Comprovante de residência atualizado (até 90 dias);
  • Declaração de matrícula escolar atualizada;
  • Folha resumo do Cadastro Único;
  • Ficha de inscrição preenchida e Projeto de atuação (comparecer ao Centro da Juventude para orientação da equipe);
  • Cópia do cartão bancário. Conta poupança, obrigatoriamente, na Caixa Econômica Federal. A conta deve estar no nome do jovem

SERVIÇO

Centro da Juventude Antônio Paulo Pucca.

Endereço: Rua Das Sibipirunas 1523 conjunto Borba 

Telefone: (44) 32217745

Compartilhe este artigo