Maringá recebe R$ 896 mil em recursos do governo estadual para fortalecer ações voltadas à tecnologia e inovação

Repasse será destinado à modernização da gestão pública e ao fortalecimento do ambiente municipal de inovação

Carlos Jota Silva
Os investimentos fortalecerão as políticas públicas e o ecossistema de inovação de Maringá (Crédito: Raphaella Piovezan / Governo do Estado)

A Prefeitura de Maringá, por meio da Agência Maringá de Tecnologia e Inovação (Amtech), participou nesta quarta-feira, 17, de cerimônia em Curitiba e foi contemplada com R$ 896 mil em recursos do Pacto Pela Inovação e Fundo a Fundo, do Governo do Paraná. O Fundo a Fundo está previsto na Lei nº 22.107/2024, que assegura a destinação de recursos aos municípios para projetos de modernização, ciência e tecnologia.

O repasse de recursos para Maringá foi autorizado após a aprovação de um plano de trabalho apresentado pela Prefeitura, que atendeu integralmente aos critérios estabelecidos pelo programa. Com isso, os recursos serão transferidos diretamente para o Fundo Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (FMCTI), sem necessidade de convênio.

Entre as ações previstas pela Prefeitura para investimento dos recursos, está a aquisição de equipamentos e a ampliação da infraestrutura voltada à transformação digital da gestão pública, o que permitirá maior eficiência nos serviços e mais capacidade tecnológica para o município.

Para a diretora-presidente da Agência Maringá de Tecnologia e Inovação, Patrícia Saugo, o recurso destinado diretamente ao fundo municipal fortalece a autonomia e a capacidade da cidade de desenvolver ações concretas de inovação. “Estamos avançando em estratégias para transformar Maringá em um polo tecnológico e os recursos vão contribuir para nossas ações de modernização dos serviços públicos. Agradecemos o apoio do governo estadual para que a inovação impulsione o desenvolvimento econômico e social de Maringá”, disse.

Ela ressaltou que os investimentos também fortalecerão as políticas públicas e o ecossistema de inovação de Maringá, ampliando o suporte às startups, à qualificação profissional e ao desenvolvimento de projetos de inovação.

Compartilhe este artigo