Destruição total: Tornado F2 atinge Rio Bonito do Iguaçu, deixando mortos e grande destruição no Paraná

O Governo do Paraná montou uma força-tarefa para atendimento emergencial e apoio à reconstrução

Saiba Já News, Notícias de Maringá e Região
Destruição total: Tornado F2 atinge Rio Bonito do Iguaçu, deixando mortos e grande destruição no Paraná...

Rio Bonito do Iguaçu, PR – Um poderoso tornado atingiu o município de Rio Bonito do Iguaçu, na região Centro-Sul do Paraná, no fim da tarde da última sexta-feira (07), resultando em um cenário de grande destruição. O fenômeno, classificado preliminarmente como F2 pelo Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), é associado à passagem de uma frente fria e um ciclone extratropical que causaram temporais severos em diversas regiões do estado.

O balanço oficial mais recente das forças de segurança estaduais aponta cinco óbitos confirmados — quatro em Rio Bonito do Iguaçu e um em Guarapuava. Além disso, 432 pessoas foram atendidas pelos serviços de saúde e pelo Corpo de Bombeiros, sendo nove em estado grave. As equipes de resgate continuam as buscas por duas pessoas desaparecidas nas áreas mais afetadas.

Classificação e Severidade do Fenômeno

O Simepar confirmou que o evento foi um tornado gerado por uma “supercélula” de tempestade. A classificação F2 indica ventos entre 180 km/h e 250 km/h. No entanto, o meteorologista Reinaldo Kneib, do Simepar, ressaltou que há “fortes indícios” de que a intensidade possa ser reclassificada para F3, com ventos acima de 250 km/h, devido aos “danos bastante severos” observados na cidade, como o tombamento de veículos, queda de árvores inteiras e a destruição de casas de alvenaria.

Cenário de Devastação e Ajuda Humanitária

A Defesa Civil e a Polícia Militar descrevem o impacto na cidade como “extremamente severo”, com registros de colapso de estruturas, destelhamentos, quedas de postes e falta de água e luz. Estima-se que mais de 50% da zona urbana tenha sido afetada, resultando em cerca de 1.000 desalojados e 28 desabrigados.

O Governo do Paraná montou uma força-tarefa emergencial. O governador Carlos Massa Ratinho Junior comandou uma reunião de emergência e se deslocou para a região. O Estado enviou 50 bombeiros — incluindo o Grupo de Operações de Socorro Tático (Gost) — e diversas ambulâncias das regionais de saúde. Um posto de comando foi estabelecido em Guarapuava, com uma estrutura avançada de apoio mais próxima em Rio Bonito do Iguaçu.

“O Paraná foi afetado por ventos muito fortes e um tornado de nível 3. Nós montamos uma força-tarefa para dar todo o apoio necessário para resgate de vítimas e atendimento de saúde,” disse o governador Ratinho Junior.

Ações de Suporte e Logística

A prioridade no momento é a localização e salvamento das vítimas. O subcomandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Jonas Emmanuel Benghi Pinto, afirmou que o trabalho seguirá durante a madrugada, com foco também na triagem e atendimento hospitalar. Ambulâncias de Cascavel e Guarapuava estão auxiliando no transporte dos feridos, e a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) disponibilizou leitos em outras localidades, com o Hemocentro de Guarapuava enviando bolsas de sangue para Laranjeiras do Sul.

Para apoio às vítimas, a Defesa Civil Estadual enviou imediatamente grandes volumes de materiais, incluindo:

  • 2.600 telhas
  • 900 cestas básicas
  • 225 colchões e kits dormitório
  • Bobinas de lona e kits de higiene

Caminhões com mais suprimentos seguirão de Curitiba para a base de apoio em Laranjeiras do Sul. As forças estaduais, em conjunto com as prefeituras, trabalham para desobstruir estradas bloqueadas, utilizando motosserras e outros equipamentos pesados.

Temporais no Paraná

O intenso sistema de baixa pressão impulsionou o deslocamento de uma frente fria que causou temporais severos em várias regiões. As rajadas de vento mais fortes foram registradas em Dois Vizinhos (82,4 km/h), Cornélio Procópio (76 km/h) e Campo Mourão (74,2 km/h). O volume de chuvas ultrapassou os 40 mm em cidades como Candói, Guarapuava e Pinhão. O Paraná enfrenta uma situação de alerta climático desde o início de novembro, com 14 cidades já em situação de emergência antes do tornado desta sexta-feira.

Dados de Atendimento e Vítimas (Atualizado)

CategoriaNúmeroObservação
Pessoas Atendidas432Pelo Corpo de Bombeiros e serviços de saúde na região.
Ferimentos Graves9Algumas vítimas passaram por cirurgia.
Óbitos Confirmados54 em Rio Bonito do Iguaçu e 1 em Guarapuava.
Desaparecidos2Número em levantamento, pode aumentar.
Desalojados/DesabrigadosEm levantamentoInformações seguem sendo atualizadas.

Outras Regiões Afetadas

A frente fria causou temporais severos nas regiões Oeste, Sudoeste e Centro-Sul do estado.

CidadeRajada de Vento MáximaVolume de Chuva (acima de 40 mm)
Dois Vizinhos82,4 km/hSim (INMET)
Cornélio Procópio76 km/hNão
Campo Mourão74,2 km/hSim
Candói73,1 km/hSim
GuarapuavaNão mencionadoSim
PinhãoNão mencionadoSim
CapanemaNão mencionadoSim

Imagens

Compartilhe este artigo