As autoridades identificaram nesta sexta-feira os desaparecidos ou mortos em um deslizamento de terra em Wrangell, Alasca esta semana como cinco membros da família e seu vizinho, um pescador comercial que fez uma tentativa remota de ocupar o único assento do estado na Câmara dos EUA no ano passado.
Timothy Heller, 44, e Beth Heller, 36 – além de seus filhos Mara, 16; Derek, 12; e Kara, 11 anos – estavam em casa na noite de segunda-feira quando ocorreu o deslizamento de terra. As equipes de busca encontraram os corpos dos pais e do filho mais velho na noite de segunda-feira ou na terça-feira; as crianças mais novas continuam desaparecidas, assim como o vizinho Otto Florschutz, 65, disse o Departamento de Segurança Pública do Alasca em comunicado enviado por e-mail.
A esposa de Florschutz sobreviveu ao deslizamento de terra.
Florschutz, um republicano que anteriormente atuou na Comissão Portuária de Wrangell, entrou na corrida para ocupar a vaga no Congresso quando o antigo deputado americano Don Young morreu no ano passado. Ele recebeu 193 votos de quase 162.000 votos.
Em uma declaração do candidato fornecida ao Anchorage Daily News na época, Florschutz disse que era conhecido por sua capacidade de forjar consenso.
“Como pescador comercial há 42 anos, desempenhei muitas funções”, disse ele. “Além de pescar, servi em cargos eleitos pela comunidade, fiz reparos de barcos, mecânica, soldagem, carpintaria, negócios e muito mais.”
Beth Heller serviu no Conselho Escolar de Wrangell de 2019 a 2020, após vários anos no comitê consultivo de pais do distrito.
Os Hellers administravam uma construtora chamada Heller High Water, disse Tyla Nelson, que se descreveu como a melhor amiga de Beth Heller desde o colégio. Beth e Timothy cresceram em Wrangell e se casaram em agosto de 2010, disse Nelson.
Nelson soluçou ao descrever sua amiga como uma “humana fantástica”.
“E ela era uma mãe maravilhosa”, disse ela. “Ela fez tudo por aqueles bebês.”
O deslizamento derrubou uma faixa de árvores perenes do topo da montanha acima das casas até o oceano, soterrando uma rodovia na comunidade insular de Wrangell, cerca de 250 quilômetros ao sul de Juneau.
O deslizamento – estimado em 137 metros de largura – ocorreu durante uma chuva e um vendaval. Wrangell recebeu cerca de 5 centímetros de chuva desde o início de segunda-feira até o final da noite, com rajadas de vento de até 96 km/h em altitudes mais elevadas, disse Aaron Jacobs, hidrólogo e meteorologista do Serviço Meteorológico Nacional em Juneau.
Cerca de 54 casas foram isoladas da cidade pelo deslizamento de terra e cerca de 35 a 45 pessoas optaram por permanecer na área, disse Mason Villarma, administrador municipal interino. Barcos estão sendo usados para fornecer suprimentos, incluindo alimentos, combustível, água e medicamentos prescritos.
Dada a geografia da ilha – com a cidade no extremo norte e casas ao longo de um trecho de 21 quilômetros de estrada pavimentada – atualmente “o oceano é nosso único acesso a essas residências”, disse Villarma.
As autoridades continuaram a limpar os destroços de uma estrada na sexta-feira.