Um dos 43 macacos criados para pesquisa médica que escaparam de um complexo na Carolina do Sul foi recuperado ileso, disseram autoridades no sábado.
Muitos outros ainda estão localizados a poucos metros da propriedade, pulando para frente e para trás sobre a cerca da instalação, disse a polícia em um comunicado.
Os macacos Rhesus fugiram na quarta-feira depois que uma funcionária da unidade Alpha Genesis em Yemassee não trancou completamente uma porta enquanto os alimentava e verificava, disseram as autoridades.
Os macacos estavam explorando a cerca externa do complexo Alpha Genesis na sexta-feira e estavam arrulhando para os macacos lá dentro. Os primatas continuaram a interagir com seus companheiros dentro da instalação no sábado, o que é um sinal positivo, disse o comunicado da polícia.
O CEO da Alpha Genesis, Greg Westergaard, informou que os esforços para recuperar todos os animais persistirão durante o fim de semana e pelo tempo que for necessário, disse o comunicado.
Os macacos são do tamanho de um gato. São todas fêmeas, pesando cerca de 7 libras (3 quilos).
Alpha Genesis, autoridades federais de saúde e a polícia disseram que os macacos não representam risco à saúde pública. A instalação cria os macacos para vender a pesquisadores médicos e outros.
A Alpha Genesis fornece primatas para pesquisas no mundo todo em seu complexo em Yemassee, cerca de 80 quilômetros a nordeste de Savannah, Geórgia, de acordo com seu site.