O Paraná celebra um marco no turismo. O Parque Nacional do Iguaçu, em Foz do Iguaçu (Oeste), registrou em outubro o maior número de visitantes da história para o mês: 181.065 pessoas.
O resultado representa um crescimento de 8,39% em relação a outubro do ano passado (167.049) e supera o recorde anterior, de 179.640, alcançado em 2019. O atrativo, que abriga as Cataratas do Iguaçu – Patrimônio Mundial Natural e uma das Sete Maravilhas da Natureza –, recebeu turistas de 127 nacionalidades em apenas 31 dias, segundo a concessionária Urbia+Cataratas.
Destaque Internacional e Investimentos
- Liderança de Visitantes: Os brasileiros lideraram a visitação com mais de 103 mil turistas, seguidos por argentinos (33 mil) e alemães (6 mil).
- Reconhecimento Global: O parque mantém seu prestígio internacional, tendo sido novamente eleito o principal atrativo do Brasil e da América do Sul pela plataforma Tripadvisor neste ano, e o único representante brasileiro no Top 25 mundial.
- Acumulado Anual: No acumulado de janeiro a outubro, a alta é de 9% em relação a 2024, totalizando 1.660.206 visitantes.
Para o secretário do Turismo do Paraná, Leonaldo Paranhos, “Abrigar o Parque Nacional do Iguaçu é um bônus enorme para o Paraná, pois é um atrativo completo e surpreendente”.
Novos Voos e Infraestrutura
O aumento da visitação é um reflexo direto de investimentos. Mario Macedo, CEO da Urbia+Cataratas, cita o lançamento de novas trilhas, ciclovia, o serviço Bike Iguaçu e as experiências exclusivas (Amanhecer, Pôr do Sol, Céu das Cataratas) como fatores que ampliam o tempo de permanência na região.
Irapuan Cortes, diretor-presidente do Viaje Paraná, destaca que a recente adição de dois novos voos diretos para Foz do Iguaçu, vindos de São Paulo e do Distrito Federal, junto com a homologação de uma nova pista no aeroporto para voos internacionais, são fatores que impulsionarão o fluxo na Tríplice Fronteira.
Foz do Iguaçu em Expansão
O crescimento não se restringe ao parque. O município se prepara para um fluxo de visitantes ainda maior, com a chegada de novos atrativos:
- Aquafoz: Aquário de 13 mil m², ao lado do Centro de Visitantes, com 28 tanques e mais de 300 espécies, com inauguração prevista para novembro.
- Centre Pompidou: O renomado museu francês terá um “satélite” em Foz, o primeiro nas Américas e no Hemisfério Sul, previsto para 2027.
Imagens das Cataratas do Iguaçu














