Áreas de forte instabilidade atmosférica, que se formam no Paraguai nesta quinta-feira (11), estão previstas para avançar rapidamente em direção ao Paraná, prometendo mudar o clima no estado com a chegada de chuva intensa, rajadas de vento e potencial para queda de granizo.
O alerta é dado pelo meteorologista Danilo Siden, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que prevê que a mudança climática comece a ser sentida a partir da madrugada de hoje para amanhã.
Início na Madrugada e Chuva Acima de 100 mm
Segundo Siden, a tendência é que as áreas de instabilidade, que devem se consolidar no país vizinho durante a tarde ou noite desta quinta-feira, avancem e atinjam o Paraná já nas primeiras horas da madrugada de sexta-feira (12).
“Temos aviso de possibilidade de chuva acima de 100 milímetros (mm) a partir de amanhã, rajadas de vento pontualmente fortes e queda de granizo. As rajadas devem ultrapassar de 50 quilômetros por hora”, informou o meteorologista.
A precipitação forte é considerada relevante e deve persistir até o sábado. A população é aconselhada a se preparar para o volume de água significativo e para os ventos fortes.
Fim de Semana: Instabilidade Segue para o Sudeste
O panorama de tempo severo no Paraná deve começar a se dissipar a partir de sábado, quando as áreas de instabilidade se deslocarão para outras regiões do país.
“A partir de sábado essa área [de instabilidade] deve se encaminhar do Paraná para São Paulo, sul de Minas e sul do estado do Rio.”, alertou Danilo Siden.
O Inmet recomenda que os moradores do Paraná monitorem os comunicados oficiais e tomem medidas preventivas em relação a possíveis alagamentos e danos causados pelo vento e granizo.


