SIMEPAR – O clima no Paraná nos próximos dias
Nesta sexta-feira (31/10), as áreas de instabilidade voltam a se intensificar sobre o Paraná, de forma irregular. Há potencial para a ocorrência de temporais localizados, principalmente no interior, com destaque para as regiões Norte, Noroeste e Campos Gerais.
As chuvas podem vir acompanhadas de raios e eventual queda de granizo, especialmente em cidades que fazem divisa com São Paulo. O dia será marcado pela sensação de abafamento durante a tarde. Na região Leste do estado (incluindo Curitiba), o sol volta a aparecer, de forma mais discreta, e as temperaturas se elevam.
Condições do Tempo para o Fim de Semana
No sábado (01/11), os temporais devem atingir todas as regiões do Paraná. A combinação de umidade, aquecimento diurno e o aumento dos ventos em altitude cria um ambiente propício para a ocorrência de tempestades com potencial para granizo e rajadas de vento, com atenção especial para as porções Oeste, Norte e Centro do estado. O sábado também terá sensação de abafamento à tarde, com temperaturas amenas no amanhecer.
No domingo (02/11), as chuvas serão mais abrangentes em todo o estado, com acumulados que podem ultrapassar a marca dos 50 mm pontualmente. O potencial para temporais persiste, em especial nas faixas Oeste, Noroeste, Norte e Central. O dia será marcado pela instabilidade contínua e pela grande cobertura de nuvens, com pouca variação nas temperaturas.
Na segunda-feira (03/11), o risco é de temporais localizados no interior e pancadas de chuva em todas as regiões, mas de forma mais isolada em comparação ao domingo. As instabilidades começam a perder força em todo o Paraná durante a terça-feira (04/11).
🚨 Defesa Civil de Maringá Reforça Orientações de Segurança
As equipes da Defesa Civil do Paraná e de Maringá mantêm-se em estado de alerta e reforçam as orientações de segurança para a comunidade, dada a previsão de instabilidade para os próximos dias.
“A partir do alerta [meteorológico], nossas equipes ficam de sobreaviso para atendimento de ocorrências em caso de necessidade”, destaca o secretário de Infraestrutura, Limpeza Urbana e Defesa Civil, Vagner Mussio.
Orientações e Contatos de Emergência:
- Emergências (risco de vida): Ligue para 193 (Corpo de Bombeiros) ou 199 / (44) 99103-8319 (Defesa Civil).
- Fios rompidos ou postes quebrados: Mantenha distância e acione a Copel pelo 0800 51 00 116.
- Falta de luz: A comunicação sobre a falta de energia pode ser feita pelo telefone, aplicativo para celulares, site www.copel.com ou pelo WhatsApp (41) 3013-8973. O aviso também pode ser enviado por mensagem de texto (SMS) para o número 28593, escrevendo as letras “SL” (de “sem luz”) mais o número da unidade consumidora.
- Remoção de galhos de árvores: O município orienta que a população não realize a remoção de galhos ou árvores caídas devido ao risco de eletrificação. Para a retirada, os moradores devem registrar a solicitação por meio do telefone 156, aplicativo Ouvidoria 156 ou pelo site da Prefeitura, na opção “Temporal”.
Fontes:
- Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná – SIMEPAR
- Defesa Civil de Maringá

